SMS: Contradição de todos os desejos

Quando não se tem uma escolha firme, assente no debate de ideias, com líderes dos grupos de opinião à vista e com o bem da região e do País na carteira de documentos, chegados a um momento destes com uma crise que ninguém sabe onde vai desembocar e com que proporções, não admira que a irracionalidade ocupe o lugar do bom senso. E contra o vírus da irracionalidade é que não há nem haverá mesmo vacina. Em tempo útil e oportuno não se quis comparar as ideias, fazer e debater a escolha, não se quis traçar um plano, e eis que, quando ou se a irracionalidade bate à porta, é tarde. É tarde e é inútil – todos os desejos se contradizem, a cultura é inculta, a ciência não chove, as necessidades aumentam proporcionalmente inversas à consciência do que se precisa.

O Algarve, esteja compenetrado ou distraído com os efeitos desta pandemia, é um exemplo desse atropelo de desejos contraditórios que matam a região no pouco em que pode conseguir estar viva. Tão depressa nos insurgimos contra o turismo de massas e de multidões amorfas ou sem referência, como perante a falta de vivalma desejamos magotes de gente. Cruzamos os braços perante o abandono da agricultura e a entrega dos melhores terrenos para o betão da imobiliária, como nos lamentamos nos muitos e fabulosos hipermercados por não haver um alho que cheire mas sim um alho da cor de calhau vindo da China, ou por na terra da boa laranja ali à mão, apenas haver laranja da África do Sul, do Chile ou de Israel. Tão depressa nos lamentamos com a falta de água e tememos a subida do nível do mar, como saudamos mais golfe, mais agricultura exótica e intensiva, e mais projectos que dentro de poucos anos terão de ser protegidos por diques.

Os nossos desejos, por mais contraditórios que sejam, cabem todos no beco dos afetos do Algarve. Aqui. O sim dá frutos e o não fritos dá.

Claro que estamos a usar apenas imagens simbólicas da realidade que é mais vasta, muito mais vasta. Todos nós conhecemos essa realidade. Advertências não faltaram para que esta realidade fosse evitada. Não se quis. Gastou-se todo o tempo a escolher nomes para listas, gente de confiança para cargos, pessoal de garantia para funções, e para o futuro da região como Região, para o futuro dos seus instrumentos de sobrevivência, talvez tenhamos dedicado dois ou três fugidios segundos mas em dia de eclipse total da política, de eclipse parcial da economia e de eclipse falso da cultura.

Flagrante maravilha: A 125. Para quê votar noutra?

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.