SMS: Dez gostos, não levem a mal

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Gostaria que…

1 – …o Algarve tivesse pensadores a sério e de referência, pelo menos um por cada área partidária e ainda um, o mais possível, denominador comum. Mas não vejo, não ouço, não sinto.

2 – …João de Deus e os poetas reconhecidos do Algarve fossem mais lembrados e as suas obras mais lidas e sabidas. Não creio, descontando as efemérides.

3 – …já agora, os poetas vivos, políticos semimortos e sobretudo empregados eleitorais à procura de reconhecimento fossem menos vaidosos. Mas observo que cada vez mais se servem do espelho, por vezes espelho côncavo.

4 – …os professores, de Alcoutim a Vila do Bispo, se inserissem nas sociedades e terras onde trabalham e vivem mesmo que seja por um ano, o que não dá tempo. Pelo contrário, a generalidade onde se insere à força é na burocracia, e como quem não quer a coisa, é na competição sem honra e pouco proveito.

5 – …houvesse uma Televisão do Algarve, ou que pelo menos a televisão pública ousasse apostar num centro de produção regional. Não é mais nem menos que a Madeira e os Açores.

6 – …fosse eleito um Governo da República que tratasse da questão adiada do Hospital Central do Algarve com eficácia, sem manhas e com respeito pela população residente – a constante e a passante. Mas não há meio.

7 – …em vez de petróleo em Aljezur, aparecesse café a jorros. É da mesma cor e contraria no bom sentido as alterações climáticas.

8 – …as entidades públicas do Algarve (todas) fossem corteses, delicadas, gentis, respondessem quando se lhes pergunta e perguntassem com lhaneza, e soubessem convidar sem mesuras mas com a noção de civismo. Mas, fora de cada corporação, é uma desgraça.

9 – …o Farense, o Olhanense e o Louletano subissem à primeira liga e o Portimonense não descesse para a segunda. Pelo menos até 2050 antes que o mar suba uns bons metros e tenhamos que reivindicar a construção de diques, em vez de uma linha de comboios que continua como no tempo das máquinas a vapor.

10 – …Faro, com o reforço justificativo da área metropolitana em potência envolvente, desse garantias de que aposta na candidatura a Capital Europeia da Cultura. Falta pouco para se saber se sim ou sopas, mas já se perdeu tempo face ao que terá de fazer.

Flagrante pergunta: Ao ministro das Finanças – VEXA já viu o que o Orçamento do Estado perdia se o turismo do Algarve acabasse?

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.