SMS: Digam-nos alguma coisa, por favor

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Sim, todos sabemos que antes eram as vozes altas entre os partidos que sustentam a maioria no Parlamento e tudo isso dá que pensar, já que há os que tomam a desinteligência como uma peça de teatro, mas há outros que tomam essas vozes a sério e elas podem mostrar uma fissura a abrir-se, o que por enquanto não interessa a ninguém. Essas vozes têm sido tão altas que só não afogam o Mundial de Futebol e as crianças tailandesas presas nas cavernas. De resto, são o nosso assunto do dia.
Todos sabemos também que, precisamente, o Mundial que levámos a peito nos tomou tempo e esperança, e ficámos desiludidos com aquele Portugal-Uruguai que merecíamos ter ganhado, mas a bola é redonda como a fortuna e rolou para o outro lado. Claro que nos tomou tempo e energia. Não ficou lugar para mais nada.
Todos sabemos também que nos últimos dias ficámos suspensos das operações de resgate dos quinze jovens e seu treinador, que felizmente já saíram das grutas e os sete biliões de habitantes da Terra comoveram-se como não poderia deixar de ser. E assim, também não ficámos com tempo para pensar no que acontece entre nós, neste momento, muito menos para pensar no que pode e deve acontecer entre nós, daqui por uns anos.

Mas agora, destes três temas que movem as nossas almas, já só a primeira mexe. Deixem mexer. O que for soará. O que poderá acontecer, quanto muito, serão umas urnas de voto mais cedo no nosso caminho. Já o mesmo não se pode dizer sobre outros assuntos pendentes. Por exemplo, entre nós, o que é feito da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura? O assunto já morreu? Évora foi tão explícita que Faro enrolou as vestes e desistiu? Faro ainda não desistiu, mas adiou para as calendas gregas mover-se dois centímetros, como a tartaruga de Aquiles, segundo Zenão de Eleia? Faro procura uma equipa e ainda não encontrou? Desistiu de consultar os parceiros no terreno? Já tem uma proposta consolidada mas conta apresentá-la na rentrée, com alguma pompa e circunstância, para nos manter vivos e crentes? No meio de tanto silêncio, por favor, precisamos de uma palavra. Uma palavrinha que seja sobre o assunto. Merecíamos. Agora que o Mundial arrefeceu, as grutas da montanha tailandesa ficaram entregues à sua ameaça escondida, e as vozes dos parceiros da coligação entretêm as contas da mercearia pública, falem-nos antes que o Verão abrase. Por favor, que Faro fale, democraticamente, que diga qualquer coisinha. Democraticamente, também, agradecíamos.

Flagrante vitória: Como se fosse um grande e exclusivo ganho para o País, televisões e jornais apregoaram que os hotéis de Lisboa, pela primeira vez ultrapassaram os do Algarve, não se percebendo muito bem se apenas em número de turistas/ou também em receitas. Se tivesse sido o contrário – o Algarve a ultrapassar Lisboa, como pelos vistos acontecia sem ninguém se aperceber – então, sim, teríamos terramoto…

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.