SMS: Enfim, o prazer de tocar nas letras sobre papel

Confidencio. Desejo que os confinamentos, os desconfiamentos e que todas as palavras terminadas em -mentos, tais como descarrilamento, cerceamento e desorçamento, terminem depressa, acabem de vez, mas duvido que assim seja. Pode vir nova vaga, a este que é terrível e já ceifou, pode suceder outro de outra espécie e feitio, cala-te bruxo. E desejo que esta saturação de isto, aquilo e até a família estar on-line, dos vídeos até dizer basta, da internet transformada em inesperada e formidável manifestação do barroco, das televisões a fazerem-se de mares da palha, enfim que esta fase de tensão entre o gosto pela materialidade exuberante e as demandas de uma vida centrada no espírito, dê lugar a uma fase em que o saber coincida mais com o conhecimento. Possivelmente foi e ainda é uma fase necessária para que a saturação a vença, tal como aconteceu com a revelação dos filmes porno. Talvez seja isso. Mas desejo que venha o momento em que possa sentir na proximidade do mar nas manhãs frescas, solidariedade e não confronto, inteligência e não brutalidade, modéstia e não opulência balofa.

Tudo leva a crer que grande parte do que estávamos habituados a ver e a ouvir, vai ser diferente. Os aviões já não vão despejar magotes de gente ao ataque dos instintos, mas trarão gente para conhecer, saber, falar e ouvir. Os que mais e melhor percebem de Turismo, vão dando conta de que vai ser assim e vão lançando alertas mais ou menos claros. Ou seja, nada está completamente perdido, mas tudo será diferente, exigindo novas perguntas e novas respostas. Não há lugar para devaneios, para loucuras, para voluntarismos sem escrutínio seja de quem for. Ou melhor: não há lugar para gente que nasce já ensinada, que percebe de tudo e de quem o poder, qualquer poder parece que depende. Isso acabou se não quisermos ver o fim dos hotéis por mais majestosos que sejam, tal como as fábricas conservas ao fim chegaram por mais inexpugnáveis que tenham parecido, acabando em ruínas, destelhadas e sem uma única sirene a dar conta dessa derrota.

Sei que, em algum momento, depois de tudo isto, voltaremos a ter o prazer de tocar nas letras sobre o papel. O prazer de ler e que mais prazer será se com o cheiro a maresia numa manhã em que a fresquidão seja irmã do calor.

Flagrante chuva de sábios: E de repente, tanto perito! Nunca tanta gente soube de tanto sem perceber de nada.Outrora havia a ordem alfabética, agora aí temos a ordem analfabética. Nda tenho contra os sábios, mas que há ignorantes, lá isso, há…

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.