SMS: Joaquim Romero Magalhães

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Era um Algarvio autêntico, porque se não fosse autêntico, antes de perguntar – «Será o Algarve definível?» – não reafirmaria ser Algarvio «sem ser regionalista, nem exclusivista». E logo depois, como que a deixar um legado para todos os que quisessem ouvir, Joaquim Romero Magalhães não se definiu a si próprio mas definiu o Algarve: «O Algarve é uma história, uma literatura, uma paisagem, uma tonalidade luminosa. É um viver e saber viver e é um conjunto daquilo que afinal nos rodeia e conforta. É tudo isso, o que se vê e o que não se vê. O que é material e o que paira acima dessa realidade. É um todo, não pode ser fragmentado, é algo que ainda hoje me desperta os sentidos».  Essa palavra «hoje», agora que os sentidos de Joaquim Romero Magalhães são uma saudade, tal palavra passa a ter uma expressão sinónima – tempo sem fim, ou tempo cujo fim desconhecemos.
 
A definição de Algarve foi a última dádiva do mestre e, como em vida sempre nos permitiu dizer, do amigo. Essa dádiva, se tal fosse possível, bem poderia figurar de lés a lés, em letras com as alturas do Caldeirão, da Fóia e do Espinhaço de Cão, portanto bem visíveis para quem ao Algarve chegue por bem: «O Algarve é uma história, uma literatura, uma paisagem, uma tonalidade luminosa».
 
Sim. É História multimilenar e peculiar que miscigenou gentes e saberes a tal ponto que saberes e gentes perdem a noção das suas origens. É Literatura que não pode ser esquecida nem adulterada, como já junto de Romero Magalhães, pedem em coro João de Deus, Teixeira Gomes, António Aleixo e Ramos Rosa. É Paisagem que deve ser respeitada apesar de ser cobiçada pela pirataria como sempre foi e não é preciso dizer s nomes e procedência dos piratas. E é Tonalidade Luminosa que facilita abrir os olhos para se ver do perto ao longe, sem nevoeiros, em sociedade inclusiva onde todos cabem sempre mais um, como se o Algarve fosse um único barco disponível para fazer uma travessia para margem desconhecida, e onde por um daqueles acasos que nos rodeiam mas que conflituam com o destino que nos conforta, Romero Magalhães se foi juntar a Ramos Rosa, António Aleixo, Teixeira Gomes e João de Deus.

Flagrantes omissões e colagens: A Universidade do Algarve fez bem em decretar três dias de luto pela morte de Romero Magalhães a contrastar com a omissão da AMAL e com as lembranças que não passaram de cópias e recópias de sínteses biográficas, como se os seus autores mais nada soubessem ou fossem capazes de sentir sobre o Homem, a Obra e a Terra que estimou.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.