SMS: Lições a tirar

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Com a boa notícia desta semana – o cancelamento da prospecção de petróleo no mar de Aljezur – mais do que saber a quem pertence os méritos deste desfecho para um tema que se arrastou largos anos, há que saber tirar lições. A miragem de petróleo a jorros que inicialmente foi apresentada como o milagre de que o País carecia, partiu de uma daquelas decisões políticas que derrota a política – sem a transparência adequada à grandiosidade dos projectos, sem correta avaliação de vantagens e prejuízos, sem ter na devida conta a região e suas características, por aí fora. Foram mais de quatro anos em que se discutiu mais o petróleo no Algarve que o próprio Algarve. Portanto, encerrada agora a questão do petróleo, oxalá que se comece a discutir o Algarve no seu todo como região e nos seus problemas de região.

Desde a primeira hora, o argumentário contra o petróleo foi em defesa da indústria turística, mesmo a pretexto das questões ambientais. É verdade que se foram colando fundadas invocações ecológicas, bons e exaustivos raciocínios a favor da natureza, desmontagens rigorosas de procedimentos administrativos, debates sobre qual a melhor fonte de energia coerente com a política geral, isto e muito mais. Mas foi a defesa do turismo e dos interesses do turismo que imperou como pano de fundo. Por isso mesmo, não é o petróleo que, com o episódio que termina agora, deve aprender a primeira e possivelmente grande lição – é o próprio turismo. Este, livre da fumaça do petróleo, fica sem justificação para continuar no Algarve como se na região não estivesse, ou estando apenas no que lhe é necessário para operar em terra firme. Por outras palavras, fazendo pouca diferença de plataformas de prospecção à deriva, com o nome de hotéis. O turismo tem que, como deve, comprometer-se mais e adequadamente com a sociedade que o acolhe. Comprometer-se com adequado retorno, e não apenas comportando-se como beneficiário. Se o turismo não aprender a lição que o sindicato de perolíferas e seus agentes levou tempo a interiorizar, é mau para a região e mau para o próprio turismo.

Segunda lição, para a política e suas áreas adventícias. Passados estes quatro anos de “guerra contra o petróleo”, há que tirar a lição de que o oportunismo polui, e que, em política, quem dá a cara é porque tem a cara lavada. Assistimos o suficiente para vermos como houve gente a assobiar para o lado, ou então a tentar passar entre duas gotas de chuva, a mesma gente que acabada a “guerra” começou a cantar como um canário na gaiola da cidadania mais pura e desinteressada. Mas também houve políticos que, mesmo sofrendo as incomodidades da coerência, nunca desarmaram em nome dos superiores interesses da região. Também por isto mesmo, não são os políticos que, com o episódio que termina agora, devem aprender outra grande lição – é a própria região. Como? Reconhecendo nos cargos de região, quem lá deve estar com a cara lavada.

Flagrantes fake news: Que o duvidoso petróleo do Algarve iria baratear até ao preço da chuva, a gasolina na Guarda, em Viseu, em Bragança, na Covilhã…

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.