SMS: Linha da frente ou linha subterrânea?

É já como que uma moda aplaudir-se quem está, invoca estar ou reclama estar na chamada linha da frente. Por contágio ou imitação, aquilo que se viu reportado com toda a justiça dos confins do mundo, acabou por chegar com menos justiça à nossa cidade. Ou mesmo sem nenhuma justiça à nossa rua. Não raras têm sido as vezes que se tem justificado mais pateadas e apagar de luzes do que aplausos e velas acesas. Porquê? Porque a pandemia tem servido de oportunidade para o aparecimento de linhas subterrâneas onde militam não heróis mas sabotadores, não gente abnegada e dedicada à causa pública mas gente de que toda a sociedade se devia envergonhar ou mesmo temer.

Essas linhas subterrâneas estão também na área da saúde ao lado das tais outras e inspiradoras linhas da frente, as quais são nutridas e ruidosas perante as câmaras de televisão, sendo engolidas terra abaixo mal as televisões partam para os seus locais predilectos – os locais de desastre bombeiral. Mas não é apenas na saúde que as linhas subterrâneas funcionam. Existem em quase tudo o que seja serviço público com maior ou menor intensidade. E o que pretendem? Se não é parece mesmo que pretendem criar um clima de sublevação, de protesto e de mau estar na sociedade. A pandemia está grandemente a ajudar para essa gente que merece uma pateada atinja finalidades escondidas a todos os níveis de que uma região dispõe. Se assim não é, parece.

E como é essa atuação subterrânea se manifesta designadamente nos serviços públicos? Não é difícil constatar. Há serviços públicos essenciais que, em função das restrições do atendimento presencial, remetem os cidadãos para o email ou para um número de telefone? Então deixa-se passar os dias e dias sem que ao email se dê resposta, ou se o telefone toca e toca, deixá-lo tocar se não é mesmo intencionalmente desligado. Para não se referir os atendimentos autoritários, ditatoriais e agressivos sem razão aparente.

Quem aplaude estes serviços?

Flagrante surpresa: Ouviu-se dizer que o Algarve já não precisa de tantos médicos como em anos anteriores… Agora se entende porque é que quem se oferece não é acolhido nem merece resposta.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.