SMS: Mãe Soberana pela TVI

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Desde 3 de junho, a TVI tem transmitido e retransmitido uma reportagem sobre a Mãe Soberana, referindo que se trata do culto mariano mais importante a Sul de Portugal. A perspectiva está bem fundamentada. A Sul de Fátima, a Senhora da Piedade ou Mãe Soberana, convoca em seu redor, como nenhuma outra narrativa religiosa, abaixo de Lisboa, multidões de devotos, de crentes e não crentes, ou simples curiosos, que desejam juntar-se a uma manifestação de alegria em torno de uma Pietà chorosa que dança no meio da multidão como se o Filho morto nunca tivesse estado morto, mas sempre ressuscitado. E talvez tenha sido essa singularidade que a Reportagem da TVI, que em muitos aspectos retrata a magnificência do cenário, a relação directa com a atmosfera e a meteorologia, o calendário solar e o espaço sideral em torno do monte e da íngreme ladeira, que espelha majestosamente o esforço dos homens do andor, e o ímpeto da multidão, talvez tenha sido essa singularidade, dizíamos, que não tenha querido transmitir ao país, ao não evocar o lado que a distingue do culto mariano de Fátima, É porque Fátima resulta de aparições, ou visões místicas de crianças, e tem a data precisa de 1917. Mas o culto da Senhora da Piedade perde-se nos séculos, e mais ainda se perde como Mãe Soberana, epíteto que remonta, como se sabe, às deusas romanas, ao culto a Ceres ou, talvez melhor, a Diana a que os romanos chamavam Mater Soberana, nome que sobreviveu embora a imagem e a devoção cristã datem do século XVI, o século das cristianizações impositivas após o Concílio de Trento com a sua limpeza dos documentos ou provas.

Essa parte da herança pagã, da festa que está em torno da Mãe Soberana de Loulé, ficou escondida sob a narrativa dos milagres e das superstições. Muitos dos entrevistados locais são conhecidos pelas suas posições de natureza antropológica sobre o culto da Mãe Soberana, e isso não ficou representado. Nem se chegou a referir aquilo que muitos louletanos dizem – Que podem não acreditar em Deus mas acreditam na Mãe Soberana. É pena que, com tão bom material, os autores da reportagem não tivessem tido a coragem de superar a visão simplista de um culto complexo, reduzindo-o a uma história de crença folclórica. Mas a Mãe Soberana não se esgota numa reportagem. Outras virão, porque as gerações passam, mas a sua efígie há-de permanecer, como fonte de alegria.

Flagrante mal do Algarve: O pior de uma democracia acontece quando alguns contam como certa a amnésia dos outros.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.