SMS: Múmias paralíticas

O sonho de um País livre, mais culto, mais solidário, convivente nas diferenças, em paz consigo mesmo e com os outros de outras fronteiras, já vai em 43 anos. Quem deveras isso sonhou e não ficou a dormir, não é difícil verificar a imensa obra realizada onde não existia nada: associações empresariais e sindicais livres, opiniões respeitadas a cada esquina (oxalá!), escolas de raiz, centros culturais e bibliotecas a cobrirem o território, apoio social tanto quanto possível a substituir a caridadezinha, autarquias com comandos escolhidos pelos diretamente interessados, e sobretudo, o escrutínio livre das decisões que afetem todos, seja no momento em que a decisão é tomada ou prestes a ser tomada, seja em momento posterior pelo voto em que a consciência de cada um é a única testemunha mas também parte integrante da vontade da maioria. Foi um bom sonho, por certo sempre inacabado em função da natureza humana, porque o sonho, se for bom, aprimora-se, e não se repete.

Muito ficou ou está por fazer, bastante foi mal feito ou à espera de correção, e, para tanto, todas as opiniões contam, todos os reparos devem ser registados e avaliados, ninguém pode ou deve ser perseguido, ou mesmo sofrer retaliação por pensar e exprimir-se de maneira diferente.

Não foi o paraíso que desceu a este bocado de terra, com mesa posta e cama feita pelos deuses, mas foi e ainda bem que é um bocado de terra à disposição de gente livre e com intenções permanentemente postas à prova. Nesse bocado de terra cabemos todos, ninguém é demais. Aí cabem mesmo os que não sonharam e que certamente serão incapazes de ter um sonho inacabado. Também cabem, mesmo que façam o pregão de viverem num pesadelo.

O que corrói e destrói o sonho não é o possível pesadelo de alguns, muitos que sejam, obrigando a pensar quem julga estar a sonhar bem. O que corrói e destrói é quem, simulando partilhar o sonho, mais não faz que desempenhar o papel de múmia, designadamente o papel daquela múmia paralítica criada pelo humor brasileiro, a qual, antes de ouvir, cortava qualquer pergunta com uma espécie de ordem que só um morto-vivo pode dar – “Não perguntes que eu respondo”.

Há um sonho que vai em 43 anos, mas também há múmias. Algumas de faraós envoltos em trapos.

Flagrante acontecimento: Caiu uma arriba? Então, o Algarve aparece em notícia nacional. Já não era sem tempo.
Carlos Albino

 

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.