SMS: O definido não deve entrar na definição

Falemos de regionalização, conceito que já devia estar bem definido e sabido, mas parece que não está. E não está porque perdemos anos e anos, décadas a falar de regionalização, defendendo-a ou atacando-a, com base em imprecisões, significados falsos, adulterações da palavra, enfim, o fato á medida do corpo seja tal fato para servir um sábio ou um ignorante. A invocação da regionalização já serviu para tudo – desde para fundamentar o mais exacerbado localismo, até para, paradoxalmente, eternizar o centralismo mais prepotente. Pelo meio dessa amálgama, ficam as palavras e conceitos que tanto forame podem voltar a ser provenientes de boas intenções e da política séria, como podem ter traduzido e voltar a traduzir o embuste. E nisto, creio que todos estaremos de acordo, o embuste é coisa que atravessa incólume períodos de democracia e períodos de autoritarismo, pois o embuste não tem alma nem corpo, mas contagia.

E foi assim que conceitos como os da desconcentração e da descentralização já foram usados como escadas para a regionalização, se não até mesmo metas identificadas em pleno com esse objetivo final que está nos antípodas do centralismo autoritário ou no qual o autoritarismo é o nutriente, seja a que nível ou patamar for – Estado, autarquias, ruas ou quintais de interesses, onde, seja qual for o nível ou o patamar, não constam as regiões, pois estas são o tal embuste que não possui corpo nem alma.

O Algarve, com a ajuda de alguns algarvios e outros que nem tanto assim, é um caso acabado de tal embuste, embora se contente com uma metade de alma mesmo que sem corpo.

Embuste porquê? Porque a regionalização, com rigor, é a devolução pelo Estado aos cidadãos interessados de competências que lhe são próprias, como, para começar, a competência administrativa e, em maior ou menor escala, a competência legislativa. Devolução é a palavra e o conceito adequado. Desconcentração ou descentralização, caso se pretenda definir regionalização, são conceitos definidos que não podem entrar na definição. E se na definição entrarem por dolo, trata-se de embuste.

Flagrante perversão: Recomeça alguma campanha contra o Hospital Central do Algarve com o tosco argumentário do costume – o de que o Algarve é uma aldeia nada perversa e arredores todos eles perversos.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.