SMS: O último que acenda a luz

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

 

Ninguém sabe, neste momento e nas atuais circunstâncias, quem vai ser o último e se este estará sozinho ou acompanhado. Apenas se sabe que, neste jogo porque de jogo se trata, cada um cuida da sua vida e acautela-se para os próximos e prováveis momentos. Cuidar da vida e prevenir o futuro mais ou menos imediato, equivale a saber jogar. Equivale a ser vencedor, digno da admiração e veneração geral e a passar pela gloriosa sensação de verificar que todas as cabeças à volta se curvam perante o rosto do herói. Aliás, todos os dias de manhã, na hora passageira do espelho, quem assim julga que sabe jogar, venceu, vence e dificilmente perderá, esse ou essa diz para si o que em voz alta jamais dirá perante os outros mesmo que seja o outro da maior amizade e intimidade: “Sou um génio”.

Quando o caos domina, quando ninguém se entende, quando não há lei que seja recurso para punir navalhadas nas costas, quando as leis, regulamentos e deliberações partem de quem se especializou ao longo da vida nas navalhadas, manda certa sabedoria dizer que “o último que apague a luz”. Nada mais errado. No caos e nas navalhadas a torto e direito, a luz desaparecera há muito totalmente e apenas restaram os donos do jogo como seres capazes de se moverem na escuridão. Os outros, possivelmente os que sempre se curvaram, podem continuar a existir mas ficaram reduzidos à mais miserável das cegueiras.

Antes que isto aconteça mais tarde ou mais cedo, se há coisa que mais incomoda o que, sendo senhor das táticas. se julga talhado para vencer, é que haja alguém que diga a todos, não que o último apague a luz, mas que “o último acenda a luz”. Ao menos esse.

Mera advertência.

Flagrante lamentação: Muito dinheiro deitado à rua. Um dia vai fazer falta, quando terminar o festival medieval.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.