SMS: Para isto, os partidos não são tudo

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

A todos os títulos, o “isto” deste título é a Democracia como oposto de Ditadura. Na verdade, em democracia os partidos não são tudo sendo apenas uma parte ainda que deva ser a parte mais importante, já em Ditadura os partidos não são nada e não devem ser nada a não ser o partido único. Dir-me-ão que esta é uma verdade comezinha. Assim é mas convém, por vezes, lembrar as verdades comezinhas aos que andam distraídos ou por dá cá aquela palha se distraem em democracia com as táticas e as estratégias para a conquista do poder como se os partidos fossem tudo, ou, melhor dizendo, como se os partidos fossem por usucapião os proprietários da democracia. Não são raros os casos em que a propriedade da democracia por usucapião tem provocado bastante desgraça política nas autarquias, tem colocado de vez em quando uma insuportável solicitadoria ilícita nos poucos e difusos comandos de poder regional. E também tem exportado muita distracção ou fingimento de distracção para o parlamento. Quanto a usucapião da democracia com uso e abuso dos expedientes que o jogo de conquista do poder permite e anda bem que estimula, não é difícil perceber que o Algarve é um surpreendente laboratório. Só que para isto, os partidos não são tudo, e se pensarem que são tudo, a primeira coisa a ser sacrificada é a identidade regional, depois a participação cívica e política e finalmente os próprios partidos a que já não corresponderão valores invocados. Assim vai sendo pela Europa a fora e será bom que os laboratórios não resultem em crematórios dos valores que faz de uns quantos seres, seres humanos, solidários e respeitadores da diferença de opinião.

Ora, o Algarve precisa de muito, do muito que não se esgota nos partidos, do mais votado ao menos beneficiado nos sufrágios, Precisa desse muito e urgentemente. Do que precisa, tem nome. Adivinhem.

Flagrante custo: As regiões da Madeira e dos Açores dispõem de verbas para cobertura dos custos de insularidade. O Algarve não é uma ilha mas a marginalização de que é alvo, tem custos superiores aos que teria se o mar o rodeasse por todos os lados.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.