SMS: Perdem-se os tempos, perdem-se as vontades

Mil vezes se disse e repetiu que estes tempos de crise, por entre muitos recuos e perdas, podem trazer vantagens, não muitas mas algumas que em tempos normais não se vislumbram. Entre tais vantagens, a de se pensar. Pensar sobre os rumos da sociedade, da região, do futuro coletivo. E como caminhamos para quase um ano de crise havendo sinais de que esta crise pode ser profunda, vale a pena observar como é que no Algarve se tem “pensado”.

Observou-se o suficiente surpreendendo tanto quanto possível onde é que o pensamento pode aparecer e afirmar-se. Nos jornais impressos e online, nas redes sociais, nos reportes de conversas de café, nas intervenções espontâneas ou programadas em reuniões públicas, em comunicados das associações políticas, sociais ou culturais, por aí fora, nas declarações e discursos de eleitos ou nomeados, de representantes ou representados sejam estes a favor ou contra. De modo geral, a produção algarvia é de uma pobreza evidente caracterizada por uma bipolarização muito peculiar. Dir-se-ia que tal como há a cataplana à algarvia, também será legítimo falar-se com fundamentação de uma bipolarização à algarvia.

Aqui neste reino, com particular evidência no inferno dos espontâneos em que as redes sociais se converteram, há de um lado uns desfasados ultra-românticos para os quais tudo está bem e tudo é um campo de flores quanto mais próximos estão os compadres e os vizinhos, e em oposição há os que vêem mal em tudo e se pronunciam sobre tudo mesmo que nada de nada percebam ou percebam muito pouco. Nada de permeio. Quando os primeiros, por regra rastejantes e subservientes, bem queriam mas têm falta de coragem para elogiar os autores de tantos erros nas políticas públicas, pelo que, quando muito calem-se, e ter-se-á que adivinhar o que pensam, se pensam, sob os silêncios de cemitério. Quanto aos segundos, os do bota-abaixo que são por natureza barulhentos e destemidos, ter-se-a que fazer idêntico esforço para descortinar se a sua espinhosa algazarra recobre alguma réstea de entendimento e compreensão das coisas. Tarefas impossíveis nos dois casos.

Bipolarização à algarvia. Qual pensamento nem qual carapuça! Perdem-se os tempos, perdem-se as vontades.

Flagrante conselho: Meu caro! A murro e aos berros, nada fica na memória. Cai em saco roto.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.