SMS: Política e Cultura

Uma coisa tem a ver com a outra? Tem e não tem. E uma coisa é ter ou não ter no plano nacional, e outra que pode ser completamente diferente no plano regional ou mesmo local. Conforme o nível a que nos reportamos, assim as duas coisas parecem interdependentes, são opostas e sem qualquer sintonia, são colaborantes e quase da mesma família, ou então cada qual a relacionar-se com a outra com manha, desconfiança não declarada e aceitando alguma generosidade da parceira com alguma vergonha que esconde até poder.

Claro que a Cultura, perante a Política, não existe sem agentes culturais, tal como a Política, perante a Cultura, não tem existência útil sem agentes políticos. É óbvio. Tão óbvio como desejavelmente se requeira que um agente político seja também agente cultural, e vice-versa. A coisa já não é tão óbvia quando uma parte se serve da outra para conquistar poder, manter poder, ou justificar poder, já que a cultura não se conquista – nasce-se para ela, morre-se com a que se tem, e também pode evaporar, como igualmente não vai a votos. Ou seja – podemos ter, e ainda bem, um político culto continuando a dizer e apresentar-se como político, já a um agente cultural só lhe fica mal apregoar-se ou deixar-se apregoar como Culto pois a sua melhor condição será sempre a de se considerar um aprendiz de Cultura.

É claro que escrever mais sobre isto e prosseguir neste tom do óbvio, não parece porque é mesmo o que ensinar o padre nosso ao cura. Só que por não ae aceitar o que é óbvio é que temos o País, as regiões embrionárias e o poder local aqui e além já na pré-adolescência, a andarem mal com a Cultura por amor à Política, ou bem com a Política desgraçando a Cultura já de si desgraçada por uma imensidão de conceitos que a atravessam mas que não são “ela” na sua essência que é o aprendizado.

A Política inculta gera um País de equívocos e uma Cultura que não aprenda ou abdique de aprender mais e sempre colabora com a formação de um País de basbaques.

Se assim é, como e onde isso pode acontecer? Pois também há um exemplo óbvio – a forma como, por exemplo, se confunde a Descentralização com Centralismo circulado.

Flagrante pandemia: A estupidez e o egoísmo resistem a qualquer vacina.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.