SMS: Possivelmente foi sempre assim

Tem sido dito e redito, escrito e reescrito que o localismo exacerbado, as hegemonias bairristas às claras ou disfarçadas, ou as políticas de campanário invertebradas destroem ou inviabilizam a invocada, suposta, ou proclamada identidade do Algarve. Invocada, quando convém. Proclamada, quando já é tarde. Suposta, quando antes do tempo. E então aí temos a Rua da Inveja contra o Largo da Cobiça, a Avenida da Espampanância contra a Ladeira da Altaneirice. E também há o Beco dos Estropiados onde a maioria vai cair, se a goela não der para mais. E lá se vai indo a identidade, sem credibilidade em Lisboa, desconhecida no Porto e sem reconhecimento pelos da cantoria de Coimbra.

Possivelmente foi sempre assim neste talhãozito por onde, desde há milénios, tanta gente tem passado e por onde hoje tanta gente continua a render-se a gente diferente, uns a seguir aos outros, cada um a esquecer-se rapidamente da identidade dos que o antecederam. Vá lá, uma lembrançazinha no breve tempo de acolhimento por quem já estava e de investimento por quem aportou. Foi assim que uns senhores deixaram lá na serra uma escrita do sudoeste indecifrável pelos que lhes seguiram e foi assim que dificilmente se descortina como uma polka folka deu em corridinho sem deixar documento que explique a origem dos sete passos para a direita, sete passos para a esquerda. Possivelmente sempre assim foi, pelo que a identidade do Algarve talvez seja essa – o esquecimento do que se foi e a afirmação hegemónica, altaneira, invertebrada, bairrista até a irracionalidade formar bairro, do que se é por enquanto. Sem grande memória, ou com a memória semelhante à que caracteriza os cemitérios. Ruas antigas com nomes antigos, alguns com séculos, para quê? Mudem-se os nomes para os nomes de mortos recentes, sobretudo se forem compadres, pois até cada homenagem supõe compadrio, e nomes antigos cheiram a identidade, a memória, a lembrança, e a essa “coisa horrível” do conhecimento.

Sim, o Algarve é a tecla delete do nosso estimado teclado meridional. Traça romana da casa rural algarvia? Delete. Sismos, terramotos no Algarve? Delete, à exceção do de 1775 que é indisfarçável. Poesia e cultura? Delete. Recuperar património? Delete, a não ser que a Europa etc. e tal. Sagres? Delete, e nada de acordar fantasmas.

Flagrante apelo à gente da Cultura: Preparai-vos que ides ser chamados…

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

“Terra do Atum” de portas abertas para o mundo

Durante o mês de fevereiro, entre os dias 17 e 25, a confraria do...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.