SMS: Quatro anos com o que temos

O título do apontamentozinho desta semana foi obviamente forçado pelas eleições de 6 de outubro: quatro anos com o que temos. E o que temos era esperado. Os partidos combinam internamente “as coisas”, tirando isto ou mudando aquilo Lisboa aprova, os nomes são apresentados por ordem e a eleição acontece com justiça para este, sorte grande para aquele, unha negra para algum e razia para os restantes. O esquema até estaria bem ou pelo menos funcionaria aceitavelmente, se os partidos fossem abertos, não temendo a militância crítica, se a sua construção fosse de janelas e portas escancaradas para a Sociedade e se desta partissem sinais inequívocos de ética, conhecimento e responsabilidade. Duvida-se, mas isto só poderá verificar-se no paraíso e será tarde quando algum curioso tiver a oportunidade de espreitar… Portanto, os próximos quatro anos, anos políticos, vão ser vividos com o que temos e o Algarve não pode exigir a transmontanos, beirões ou alentejanos que façam pelo Algarve o que aos Algarvios compete. Passados os momentos de festa, tem sido essa a resposta que se houve nos corredores de decisão em Lisboa e das bocas que decidem. Temos que aguentar os próximos quatro anos, pois, com o que temos e sem o que devíamos ter.

Na semana passada, aqui se observou que as listas apresentadas são fracas. Naturalmente que a apreciação não envolvia nem envolve avaliação da ética ou honestidade, ou mesmo da coerência dos candidatos. Isto não está em causa. Quando se diz listas fracas, a referência direta e útil tem a ver com a força, peso e influência política dos integrantes das listas. Peso nos partidos, e influência nacional, que a influência regional está para a linha férrea Tunes-Lagos, assim como o TGV está para a ligação entre o Estádio do Benfica e o das Antas, para nos socorrermos de metáfora adequada à cultura nacional. Não temos força que se veja, peso que se comprove e influência que imponha pelo menos respeito. Com isto não se diz que este ou aquela, não venha a ter peso e a possuir argumentário imbatível ou de elevada qualidade política. Até pode acontecer, tenhamos esperança.

Todavia aquilo mesmo que os que se esforçam por estar conscientes do momento que passa e advertem ou avisam do que pode estar iminente, parece ser partilhado pelos que se gabam da inconsciência e até a promovem. Tanto a gabarolice como tal promoção têm, de modo geral, uma designação – abstenção. E esta quanto mais elevada for, assim também mais razão dá aos que advertem e avisam. A abstenção do dia 6 no Algarve, provoca um grande calafrio. Apenas quem, tendo votado (designadamente em si próprio) esteja inconsciente do que se está a passar, não sentirá o calafrio que igualmente não é sentido por quem se abstém.

Já uma vez, na cerimónia de baptismo de uma ditadura, a abstenção foi contada como votação favorável. Do domínio do “sistema” pelos abstencionistas a um tal baptismo, é um passo. Abstencionistas e brincalhões são os que deveras retiram peso, força e influência política ao Algarve.

Flagrante geringonça: Pelo que se leu, o Hospital Central do Algarve parece ser uma autêntica construção na areia, tanto na praia de Faro como na de Portimão, cidades que perderão o movimento citadino de funerárias se ou quando alguém acabar com a brincadeira eu já demais.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de Abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.