SMS: Sinais de tremendo atraso

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Não interessa determinar quem tem razão ou onde está a razão, está em causa o comportamento de uns tantos cidadãos, tal como está em causa as orientações ou comandos, sejam estes políticos ou não, que levaram um grupo bem numeroso a dar prova de que não sabe discutir com serenidade e a respeitar regras de convivência que não resultem em guerra e confronto. O caso passou-se em Quarteira, por ocasião de uma sessão de esclarecimento promovida pelo Município de Loulé a propósito do traçado de uma recente ciclovia que atravessa a cidade e que tem sido alvo de reparos em alguns troços.

O auditório estava cheio. Não estive lá, mas ouvi relatos de quem assistiu e observei filmagens executadas em direto e colocadas acriticamente na internet, com o rótulo de “reportagem”, acriticamente como agora é costume seja a propósito de facas espetadas no coração de amante, de desastre com ossos expostos na 125, ou boi que apareça a boiar na doca de Faro. Gritaria continuada, insultos atrás uns dos outros, recurso a obscenidades, e histerismo sem fim impediam qualquer exposição, qualquer esclarecimento que se impunha dar, qualquer reparo que tivesse ou devesse ser anotado por quem decide, qualquer sugestão de correcção com argumento que a justificasse. Ninguém deixava falar ninguém, ninguém ouvia ninguém, e cada um parecia disputar a outro a heroicidade da justiça popular sem juiz, sem réus, e sem regras. Sabem muitos que a população de Quarteira, na sua maioria, não se revê no grupo que encheu o auditório autárquico e que deixou uma triste imagem pública de uma cidade que se reclama de cosmopolitismo, de tolerância e de sábia convivência. Apesar de aparentemente volumoso, sabem muitos que a cena próxima do terror, não é própria de Quarteia. Mas infelizmente é uma prova, mais uma, do tremendo atraso cultural e social que grassa em largos sectores da sociedade algarvia – é o pasto do populismo.

O ambiente de arruaça selvagem gerado em Quarteira por alguns cidadãos e algumas cidadãs – para não se deixar de fazer uma homenagem à visível maioria das presenças – tal ambiente prolongadamente vivido naquela sala fechada, não espelha o que humanamente é Quarteira. Isto sabe-se e comprova-se, pelo que não deixa de ser lamentável que grupos desses sejam estimulados por quem devia dar pública prova de possuir valores morais sem os quais a Política desmorona, a convivência é negada, e, como outrora se cantava, lá vamos cantando e rindo, mas acrescente-se agora – cegos pelos tremendos sinais de atraso, como antigamente dava prisão se fosse cantado.

Para bom entendedor… Nem interessa determinar quem tem razão ou onde está a razão.

Flagrantes indícios: Aumentam os relatos de jornalismo ilícito, de jornalismo ilegal e de jornalismo trapalhão no Algarve. Assessorias formais e informais, publicidade direta ou simulada, acumulação de funções públicas eticamente conflituantes, etc.. Mera advertência, por ora.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.