SMS: Testes de inteligência

Já era para ter chegado a ocasião para a democracia ter dado mostras de maturidade, até mesmo nos pormenores. Um destes pormenores que já chegou ao online provinciano, é a forma arbitrária e persistente como “notícia” e “comentário” se cruzam e confundem, não havendo meio de retirar à democracia esse ar de adolescência tardia. E então quando os “comentadores” numa espécie de ilibação de algum suposto crime ou ilicitude, dizem e repetem na primeira pessoa, isto: “quando eu estava na política ativa”, como se descaradamente não estivessem nela bem ativos e nunca dela tenham saído. Brincadeira ainda de adolescência tardia quando os partidos, conforme a conveniência do momento, se apresentam com slogans que disfarçam ou mascaram as suas bases ideológicas atirando areia para os olhos dos eleitores. Enfim, nos períodos de descanso da política, a adolescência tardia não é crime, e pelo menos pode divertir quem a observa. O problema é quando o momento e as circunstâncias reclamam maturidade e inteligência de quem lhe interessa transmitir uma mensagem política e a quem esta se dirige, como ocorre nos períodos eleitorais. Essa maturidade está a faltar, como se nota na própria propaganda política preparatória das eleições autárquicas.

Encurtando caminho e poupando o teclado, agora que os partidos vão revelando caras e intenções para o próximo sufrágio, esse teste de inteligência e maturidade já permite concluir que a política no Algarve não sai do primarismo. E mais grave do que continuar no primarismo da adolescência tardia, é ir aparecendo aí por todo o lado com ares de infantilismo atroz. É claro que se admite que na generalidade dos casos de tal infantilismo, a responsabilidade maior não é dos partidos, mas sim dos serviços ou das agências às quais os partidos entregam a parte da publicidade e propaganda das suas campanhas. Os partidos quase sempre se limitam a aceitar “o que lhes parece melhor”, se é que não se entregam sem condições ao critério dos peritos “internos”. Seja como for, a política tal como está a surgir à vista pública em pouco difere da publicidade dos sabonetes e das fraldas para bebés, como na semana passada aqui já se alertava em nota de rodapé.

Nenhuma ideia nova, nenhuma proposta de valor e nenhum projeto que mobilize eleitores para a escolha de gente responsável e sabedora para câmaras e freguesias. Apenas caras e, em alguns casos, tiradas do cartão de cidadão antiquado. De modo geral, a publicidade ou propaganda pré-eleitoral patente no Algarve, equivale a atirar barro à parede, havendo de tudo – desde o mais reles e incongruente populismo, até ao mais alto conceito acima das nuvens. De qualquer modo, o infantilismo que vai reinando para já nos outdoors, consiste em apresentar candidatos como sendo líderes já carismáticos, sem nada terem feito ou para mostrar a não ser a avidez de contacto direto com as massas urbanas, e sem que a intermediação de partidos seja importante e necessária. Como se para angariar votos e prestígio, bastasse gerar, o mais fortemente possível, um vínculo emocional com “o povo” através de slogans construídos na inverdade, não indo além da inverdade pois a calúnia já provou não ser eficaz por maior que seja a avenida da terra onde a mentira dê à perna. Ou então, nos partidos que se julgam proprietários já insubstituíveis desse vínculo emocional, e como têm que fazer alguma coisa com aparência de seriedade, avançam-se uns slogans alinhados na abstração e em elevados conceitos morais que não contam para os orçamentos municipais e muito menos os relatórios de atividades.

Faltam ideias, falta pensamento, faltam projetos, faltam programas. E quem vê caras, não vê os resultados dos testes de inteligência.

Flagrante tese de mestrado: Sem atum, sem sardinha e sem carapau também não poderia ter havido indústria conserveira.

Carlos Albino

Deixe um comentário

Exclusivos

Veículos TVDE proibidos de circular na baixa de Albufeira

Paolo Funassi, coordenador da concelhia do partido ADN - Alternativa Democrática Nacional, de Albufeira,...

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.