Só há 3 habitantes neste monte, mas num dia de festa vêm aos montes

ouvir notícia

A primeira edição da Festa da Fornalha decorreu no ano passado e foi um sucesso. Cerca de 600 pessoas “tomaram de assalto” o monte

O monte da Fornalha tem apenas três habitantes. Mas há um dia por ano em que não parece. O próximo 8 de julho é esse dia, em que a festa sobe à serra do Caldeirão e centenas de pessoas vão rumar àquele local para dar-lhe uma nova vida. Há música, petiscos e passeios na natureza para fintar o isolamento e atrair mais atenções para a serra

No ano passado realizou-se a primeira edição da Festa da Fornalha, num monte isolado da serra do Caldeirão, onde vivem apenas três habitantes. Tinha tudo para correr mal, mas a verdade é que apareceram por lá cerca de 600 pessoas para animar aquele local no interior do concelho de Loulé, algo nunca visto por estas bandas, onde há muitos anos reina o silêncio.

A festa vai repetir-se este ano, no próximo dia 8 de julho, no mesmo monte da Fornalha, com os mesmos três habitantes e quem mais quiser aparecer.

- Publicidade -

Segundo a organização, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da junta de freguesia de Salir, o objetivo deste evento é “contrariar a desertificação da serra”, transformando “a calma e pacatez vivida naquele monte serrano num dia de genuína animação”.

O monte da Fornalha fica situado em pleno interior do concelho de Loulé, no limite da freguesia de Salir com a freguesia do Ameixial. Este será o palco deste “dia de festa serrana, onde se conjugam paisagens deslumbrantes com a tradicional gastronomia serrana, aos quais se juntam várias atuações musicais e ainda a realização de um passeio pedestre pelo interior da serra do Caldeirão”.

Depois do sucesso da primeira edição, a organização espera assim atrair ainda mais visitantes à Fornalha para um dia repleto de animação e alegria.

Os sons e os sabores da serra algarvia

Este ano, a organização volta a apostar “naquilo que de mais característico tem a serra algarvia”, fazendo parte do programa a atuação de vários acordeonistas, do grupo musical BailaSons e ainda do grupo etnográfico da Cortelha.

Como não podia deixar de ser – até seria “pecado” – a gastronomia estará em destaque nesta festa que tem lugar no coração da serra do Caldeirão, com muitos petiscos, entre os quais os caracóis, porco no espeto e ainda a açorda.

O programa da festa inclui ainda um passeio pedestre, para dar a conhecer aos visitantes “os mais recônditos lugares da serra do Caldeirão”. Nesse dia, será ainda possível acampar no monte da Fornalha para desfrutar ainda mais da festa.

(NOTÍCIA PUBLICADA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 15 DE JUNHO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.