Sócrates confiante nas medidas de austeridade

ouvir notícia

Em entrevista ao “Financial Times”, José Sócrates revelou estar confiante no futuro do país, alegando que as medidas de austeridade surtirão bom efeito.

O primeiro ministro, José Sócrates, revela-se confiante no futuro, sustentando que nenhum país procedeu a mais reformas nos últimos cinco anos e que as medidas de austeridade surtirão bom efeito.

“Desafio qualquer pessoa a mostrar-me um país que tenha sido mais reformista nos últimos cinco anos”, afirma José Sócrates, reconhecendo, todavia, que Portugal ainda não está acima da média europeia em termos de padrão de vida e de competitividade.

- Publicidade -

Em declarações a um suplemento especial sobre Portugal que o “Financial Times” publica na quarta feira, o chefe do Executivo congratula-se com os cortes na Administração Pública, referindo-se à redução de 73.000 funcionários (10 por cento) entre 2005 e 2009.

O governante fala também sobre o pacote de medidas para combater a crise, assegurando que as “dificuldades financeiras” que Portugal enfrenta teriam “uma impacto muito mais negativo na economia do que as medidas de austeridade” que está a aplicar.
Sócrates destaca crescimento do PIB

Na entrevista ao jornal, José Sócrates destaca igualmente que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1,1 por cento no primeiro trimestre deste ano e garante que Portugal vai fazer “tudo o que for necessário” para manter o compromisso de cortar o défice para 2 por cento do PIB em quatro anos.

No aspeto laboral, e citando a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), o primeiro ministro declara ao Financial Times que “Portugal tinha um dos mercados de trabalho mais rígidos do mundo desenvolvido”, enquanto agora está “próximo da Alemanha e melhor do que a França”.

O progresso na área da ciência é considerado pelo chefe do Governo como “absolutamente extraordinário”, com o investimento público na investigação a subir de 0,7 para 1,55 por cento do PIB entre 2005 e 2008, superando a Irlanda e a Espanha, e uma média de 7,6 investigadores por cada 1000 trabalhadores.

A finalizar a entrevista concedida ao jornal de negócios britânico, Sócrates reconhece que as reformas do seu Governo não vão “resolver todos os problemas de Portugal”, mas afirma-se “muito confiante” nos seus benefícios.

JA/Expresso

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.