Sócrates convidou Passos para integrar Governo

ouvir notícia

.

José Sócrates diz hoje, em entrevista à Antena 1, ter convidado o atual primeiro-ministro para integrar o Governo socialista, antes da votação do PEC IV. No entanto, Passos Coelho recusou o convite, alegando que os extremos políticos ganhariam mais força.

“Naturalmente não estou a reproduzir as suas palavras, mas basicamente foi a ideia que ele era contra o bloco central e que isso faria subir os extremos”, afirma José Sócrates, na entrevista ao canal público de rádio.

O ex-primeiro-ministro diz ter chamado a atenção para a importância daquela solução democrática, garantindo que os extremos políticos não saíram necessariamente reforçados.

- Publicidade -

“Ao que eu respondi várias vezes: olhe, eu acho que os extremos só subirão se os partidos que estão comprometidos com este regime democrático não se empenharem na resposta aos problemas nacionais que temos pela frente”, explica Sócrates no desenvolvimento das suas declarações.

Segundo adianta também o “Público” de hoje, quando José Sócrates ofereceu o lugar de vice-primeiro-ministro a Passos Coelho fê-lo sob a condição de não se candidatar nas eleições seguintes, que proporcionaram a subida ao poder do atual chefe de Governo.

Ângelo Correia confirma ao jornal que, nessa altura, Luís Amado lhe pediu para perceber se Passos Coelho apoiaria um Governo de unidade nacional ou uma coligação com PS. Depois deste contacto inicial, José Sócrates terá então conversado com Passos sobre o assunto.

O ex-primeiro ministro socialista reafirmou ainda que poderá regressar à política, tal como já tinha admitido na semana passada, em entrevista ao Expresso.

“Estou a viver uma liberdade nova para mim, que me dá gosto. No curto prazo não tenho nenhum plano, nem nenhuma vontade, mas não quer dizer que não regresse “, concluiu.

Liliana Coelho (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.