“Alcoutim, terra de fronteira”

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

SOFIA DOMINGOS CARRUSCA

“Alcoutim, Terra de Fronteira”, é o tema da exposição inaugurada no passado dia 23 de Junho de 2010, actualmente patente na Vila de Alcoutim, e integrada no projecto intermunicipal “Algarve – do Reino à Região”, coordenado pela Rede de Museus do Algarve.

Através de um circuito de exposição exterior, de longa duração, interpretado e implantado em pleno núcleo urbano de Alcoutim, propõe-se aos seus visitantes um itinerário orientado por painéis exteriores bilingues (Português e Inglês), onde se realiza um preâmbulo histórico da evolução da Vila de Alcoutim e se analisa a importância da fixação humana na raia fluvial do Guadiana, cujo rio, a vila acastelada de Alcoutim e, na margem fronteira, a Vila  “gémea”  de Sanlúcar  constituem o principal fio condutor da exposição.

Na exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira”, os visitantes são convidados a realizar um circuito exterior através de dezasseis painéis, seis exposi-tivos de interpretação e dez de sinalética informativa para o património edificado, que se encontram distribuídos pelo núcleo urbano da Vila.

A presente exposição permite ao público visitante o “livre-arbítrio” de direccionar o sentido da sua visita perscrutando os cantos e recantos históricos da Vila de Alcoutim. Através da “musealização” da paisagem e do cenário da implantação da vila, contextualiza-se simultaneamente o espaço exterior com o património edificado, verificando-se uma correlação na implantação da sinalética com a contextualização histórica do sítio.
O visitante, definindo o seu próprio itinerário da visita, sem circuito de exposição delineado, poderá realizar uma fruição do espaço expositivo exterior definindo os núcleos temáticos a visitar que, isoladamente, perspectivam novos olhares sobre a história desta Vila.

O convite e introdução à temática da exposição é realizada na Praça da República, adro central da Vila de Alcoutim que, através de um painel introdutório mapeado, convida o visitante a realizar um itinerário pelo núcleo urbano, e indica os principais pontos de visita pelo núcleo urbano de Alcoutim.

Num sentido mais lato, a exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira” debruça-se sobre a especificidade das dinâmicas de um Algarve oriental, ermo cultural e administrativo dos centros urbanos, e explora a intrínseca relação com o Rio Guadiana, curso fluvial que constituiu desde sempre uma mais-valia para estas populações e via de comunicação preferencial para transporte de produtos, bens, pessoas, novidades e ideias.

O Rio Guadiana constituiu ainda uma verdadeira fonte de rendimento e auto-subsistência através da prática piscatória regular e desenvolvimento de artes e engenhos de pesca que permitiam a apanha da enguia, lampreia, sabóga, sável, barbo, tainha (muge), entre outras, e das quais dependiam as populações isoladas da raia.

Associado ao Guadiana, como rede preferencial de trânsito de mercadorias, não poderemos deixar de referir a importância da exploração mineira e o seu transporte, tal como o ouro, prata, cobre e chumbo, que transitaram no Guadiana, a jusante e a montante, e que deram emprego a Alcoutenejos e às populações de toda a raia associada, constituindo motivo de crescimento económico para esta região.

Os “núcleos” expositivos de visita relançam, igualmente, um olhar sobre as relações entre Alcoutim e Sanlúcar do Guadiana, onde se explora a singularidade destas duas vilas que, ao longo da história, tiveram uma ligação de interdependência devido à distância dos grandes núcleos comerciais e administrativos mas, simultaneamente, de demarcação de fronteira e defesa do território através da implantação sobranceira ao Rio de fortificações em ambas as margens.

Embora ao longo da história o trânsito comercial entre estas localidades de fronteira pareça indicar a sua intermitência devido a demandas políticas e administrativas, levadas a cabo pelos dois “reinos”, as transacções efectuadas demonstram uma linha de continuidade através da comercialização contrabandeada dos mais diversificados produtos, especialmente aquando da Guerra Civil Espanhola (1936- 1939).

A especificidade da economia do Algarve oriental com as relações da raia, envolvendo o contrabando, a fiscalização e controlo da fronteira, reflectem a ligação fluvial como binómio de necessidade vs cautela, informação contextualizada que o visitante poderá acompanhar no painel expositivo, junto à antiga Alfândega.

O Castelo, geoestrategicamente edificado numa posição dominante sobre a Ribeira de Cadavais e Rio Guadiana, dá seguimento ao itinerário da exposição, apresentando dois painéis que relançam um olhar sobre a necessidade de defesa de fronteira após D. Dinis ter outorgado a carta de foral a Alcoutim em 1304, e perspectiva o início da fortificação da vila, assim como a poste-rior necessidade de renovar o sistema defensivo (1660).

Como atestam os testemunhos históricos, o urbanismo da Vila floresceu, e Alcoutim, de “póvoa” a condado e posteriormente a praça de guerra, desenvolve-se em sentido mais amplo embora ainda circunscrita, inicialmente, pelos cursos fluviais anteriormente referidos.

Para além de reconstituir a evolução histórica de Alcoutim a partir da sua paisagem, o projecto permitiu, ainda, sinalizar mais dez pontos de referência com sinalética informativa na vila. São eles: o troço de muralha do Séc. XVII, Igreja da Misericórdia, Igreja Matriz de S. Salvador, Casa Baluarte, Capela de Sto. António, Casa dos Condes, Antiga Alfândega, Castelo e a Ermida de N. Sra. da Conceição, com a sua imponente escadaria Barroca.

“Alcoutim, Terra de Fronteira” convida ainda o visitante para uma experiência interpretada com áudio-guias, onde serão disponibilizados, brevemente, os conteúdos da exposição em cinco línguas: português, inglês, espanhol, francês e alemão, assim como toda a informação turístico-cultural sobre a vila e seu território, disponíveis no quiosque multimé-dia, anexo à Casa dos Condes.

A presente exposição disponibilizará igualmente, de futuro, a possibilidade de descarregar os registos fonográficos da exposição através de equipamentos como o IPod, MP3, MP4 ou telemóvel pessoais através do quiosque multimédia ou página web da autarquia, havendo ainda a possibilidade de requisitar um MP4 na recepção do Castelo e/ou posto de turismo, para que o visitante seja guiado na sua visita.

Aconselhamos a visita à exposição “Alcoutim, Terra de Fronteira” e convidamo-lo a realizar um aprazível percurso pelo centro histórico de Alcoutim desvendando a história encerrada na paisagem e nos monumentos visitáveis, não dispensando a respectiva brochura com sinalização em mapa dos locais a visitar e informação complementar, que poderá ser adquirida gratuitamente na Casa dos Condes e no Posto de Turismo de Alcoutim.

Por considerarmos a presente exposição um excelente exemplo da prática museológica de cenário exterior que lança um preâmbulo sobre a história de uma Vila singular, está lançada a premissa para uma excelente visita de fim-de-semana em contacto com o património natural e cultural de um concelho rico em “história e estórias”- Alcoutim.

Horário Casa dos Condes:
Verão (Abril a Setembro): 9h00 – 18h00
Inverno (Outubro a Março): 9h00 – 17h30
Horário Castelo:
Verão (Abril a Setembro): 9h30 – 19h00
Inverno (Outubro a Março): 9h30 – 17h30

Nota: O autor não escreveu o artigo ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Deixe um comentário

Exclusivos

Autarca de Tavira garante que Plano de mobilidade tem “as melhores soluções”

O estudo do Plano de Mobilidade Sustentável da cidade de Tavira, encomendado em 2019...

Extrema-direita é primeira força política na região

A vitória do Chega no distrito de Faro, com 27,19% dos votos, foi a...

Água lançada ao mar pelo Alqueva daria para encher barragens algarvias

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), com sede em Beja, anunciava...

As expetativas dos algarvios para as eleições legislativas

As perguntas Quais são as expetativas que tem para estas eleições legislativas? Tem acompanhado os debates?...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.