Somos o Cristiano Ronaldo do acordeão

ouvir notícia

João Palma é o primeiro português a vencer a Copa Mundial na categoria “júnior virtuoso”, depois de, no ano passado, João Frade e João Barradas também terem vencido nas categorias “sénior virtuoso” e “júnior concerto”, respetivamente

O campeão mundial de acordeão é, novamente, um algarvio. João Palma, natural de Loulé, venceu a 71º Copa Mundial de Acordeão, na categoria “júnior virtuoso”, que se realizou entre 24 e 30 de setembro, em Kaunas, na Lituânia, organizada pela CIA (Confederação Internacional de Acordeão). Este é o concurso mais antigo ligado ao acordeão que contou com mais de 100 participantes selecionados pelos respetivos países (mais de 20 nacionalidades) e um painel de 52 jurados.

Depois de ter vencido há duas semanas o 43º Grande Prémio de Castelfidardo, em Itália, na categoria “júnior varieté”, um dos mais prestigiados prémios nesta área, João Palma torna-se assim o primeiro português a vencer a Copa Mundial na categoria. De realçar que, no passado, já João Frade e João Barradas tinham vencido a Copa Mundial, nas categorias “sénior virtuoso” e “júnior concerto”, respetivamente.

Para além de João Palma, também participaram mais dois portugueses que obtiveram honrosas classificações: Hernâni Cerqueira, de Tunes, que obteve o sexto lugar na categoria “sénior virtuoso”, e Pedro Gonçalves, de Olhão, que também obteve o sexto lugar, mas na categoria “júnior virtuoso”.

- Publicidade -

Estes três jovens estudam com o professor Nelson Conceição e contaram com o apoio do município de Loulé, Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Direcção Regional de Cultura do Algarve, Acordeões Beltuna, Freguesia de São Clemente, União de Freguesias de Moncarapacho-Fuseta e a Associação de Acordeonistas Mito Algarve, que é a entidade que integra a estrutura da CIA e encarregue de fazer a seleção dos candidatos portugueses.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.