Sotavento algarvio conta com a dinâmica da Catavento

ouvir notícia

Um novo espaço cultural e de convívio, a Catavento– Associação Cultural e Recreativa acaba de abrir em S.Bartolomeu do Sul, no Sotavento Algarvio.

Desde Março de 2010 a Associação afirmou-se como um espaço cultural moderno, confortável e apelativo, que articula a base rústica de uma ex-vacaria com um toque de glamour resgatanto finalmente para o contexto rural um espaço “urbano”, com uma dinâmica à medida da importância da própria ruralidade como pedra basilar da cultura algarvia. O resultado é um espaço com um potencial criativo quiças sem paralelo no sotavento, que funciona como plataforma multi-facetada, e por isso mais sustentável, que põe em contacto elementos das mais variadas formas de expressão artísticas, saberes agrícolas, gastronómicos, etc. Desde a sua abertura a Catavento tem promovido eventos todos os fins de semana, com concertos de música ao vivo, ciclos temáticos de cinema e ficção e documentário, sessões de poesia, jam sessions, etc.

A Catavento tem diferentes espaços no interior e ao ar livre: um bar, numa agradável sala de estar, com confortáveis sofás; paredes caiadas prontas a acolher exposições e uma esplanada a que se segue um extenso tapete relvado, com vista para a aldeia de São Bartolomeu e para o Sapal. Aí, pode ainda disfrutar de um agradável menu de chás e infusõess, sumos de fruta natural, tapas tradicionais (biqueirão, muxama de atum com rúcola, queijo de cabra com doce de figo), tartes, bolos, etc., para retemperar as forças antes, durante e depois das actividades. Além de ser um lugar agradável para beber um copo com os amigos, a Catavento oferece uma programação cultural diversificada e tem capacidade para a realização de residências artísticas, think tanks, ateliers e outras actividades.

- Publicidade -

Com uma forte vertente na área da sensibilização ambiental, os seus dirigentes preocupam-se “em construir uma plataforma activa e pedagógica que estimule a utilização dos recursos locais e valorize as especificidades culturais endógenas, articulando a tradição com a inovação no sentido de encontrar novos valores, sabores e formas de expressões artíticas e ainda possibilitar o acesso dos jovens locais a novas formas de expressão artística “.

Os projectos de parceria com outras Associações culturais em Lisboa, Porto e outras cidades portuguesas e estrangeiras, como Barcelona, Sevilla e Madrid, referindo apenas a vizinha Espanha, permitem aos jovens Algarvios – e não só- mostrarem o seu valor em espaços culturais dessas cidades que transformaram pequenas bandas locais em fenómenos da música Nacional e Internacional. Cursos de realização de cinema, de Dj, workshop de pandeiro, canto, cerâmica e de enxertia de árvores são coisas que poderá fazer brevemente.

Um dos atractivos da associação é o seu carácter dinâmico e imprevisível, todos os fins de semana acontecem coisas diferentes, para não perder pitada o melhor é aderir à mailing list da catavento.

Para receber a programação e informações sobreo os eventos da Catavento, envie um email para: [email protected]

O acesso à associação Catavento é reservado a associados. Cota anual 5 €.

Aberto de 3ª – Domingo 12:30 – 2:00h

Contactos:

Tel: 962507079 / 917107146

[email protected]

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.