Sporting vence em Portimão

ouvir notícia

O Sporting ‘vingou-se’ hoje da desilusão europeia de quinta-feira com um triunfo fácil no terreno do Portimonense, por 2-0, decidido logo na primeira parte da partida de fecho da terceira jornada da I Liga de futebol.

Com uma entrada em jogo bastante agressiva, o Sporting marcou dois golos no espaço de sete minutos – Nuno Mendes, aos quatro, e Nuno Santos, aos 11 – e desperdiçou outras jogadas de perigo na primeira parte, mas o resultado manteve-se inalterado até final.

- Publicidade -

O Sporting, que tem um jogo em atraso, ocupa o quarto lugar, com seis pontos – igualou o FC Porto, adversário na próxima jornada -, enquanto o Portimonense segue em 16.º, com apenas um ponto.

Em relação ao descalabro caseiro de quinta-feira frente ao LASK Linz (4-1), que resultou no ‘adeus’ à Liga Europa, Rúben Amorim operou apenas uma alteração, no meio-campo, com a entrada de Pedro Gonçalves para o lugar de Wendel, que deverá ser transferido para os russos do Zenit São Petersburgo.

No Portimonense, Paulo Sérgio fez quatro mudanças face à derrota da jornada anterior em Barcelos, com o Gil Vicente (1-0), chamando para o ‘onze’ os defesas Koki Anzai e Lucas Tagliapietra e os avançados Aylton Boa Morte e Beto.

Além das alterações na equipa, o técnico dos algarvios avisou, na antevisão da partida, que era hora de os seus jogadores acordarem, mas a entrada dos dois conjuntos revelou um Sporting ‘a todo o gás’ e um Portimonense com o despertador avariado.

Agressivos e dinâmicos a procurar os espaços nas costas do trio de centrais do Portimonense, os ‘leões’, dispostos a deixar outra imagem, visaram a baliza de Samuel logo aos 24 segundos, com um remate do lateral Pedro Porro a passar perto do poste.

O golo inaugural do Sporting surgiu aos quatro minutos, numa jogada individual brilhante de Nuno Mendes: o jovem lateral esquerdo roubou a bola a Koki Anzai, ultrapassou os centrais Maurício e Willyan e, à saída de Samuel, atirou a contar.

A equipa de Rúben Amorim manteve ‘o pé no acelerador’ nos minutos seguintes e não demorou muito a aumentar a vantagem, com uma cabeçada fulminante de Nuno Santos ao primeiro poste (11 minutos), na sequência de um cruzamento da direita de Vietto.

Com um Portimonense apático e a dar muitos espaços no setor defensivo, o Sporting esteve perto do 3-0 aos 19 minutos, em lances desperdiçados por Vietto e Coates, antes de Paulo Sérgio mexer na sua equipa, colocando Welinton Jr.

O extremo brasileiro teve nos pés, aos 28 minutos, a melhor ocasião dos algarvios na primeira meia hora mas, em boa posição para rematar à baliza, preferiu passar, surgindo Nuno Mendes a cortar.

Com os ‘leões’ a diminuírem o ritmo e o jogo a entrarem numa toada de menor intensidade, o Portimonense terminou o primeiro tempo a ameaçar, num remate de Beto à figura aos 45, e iniciou o segundo tempo com a mesma disposição: Feddal cortou na ‘hora h’ quando Aylton Boa Morte já tinha a baliza na mira (48).

Observando a sua equipa a apagar-se, Rúben Amorim mexeu, reforçando o meio-campo com Daniel Bragança e, mais tarde, esgotando as substituições – Bruno Tabata estreou-se pelos ‘leões’ perante a sua antiga equipa – para voltar a ter o controlo da partida.

À exceção de um ‘tiro’ de Ricardo Vaz Té para defesa de Antonio Adán, nos descontos (90+4), o Portimonense raramente incomodou o espanhol ao apito final, enquanto Tabata, isolado, desperdiçou o 0-3 (86), ‘oferecendo’ a bola ao guardião Samuel.

Jogo no Estádio Municipal de Portimão.

Portimonense – Sporting, 0-2.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Nuno Mendes, 04 minutos.

0-2, Nuno Santos, 11.

Equipas:

– Portimonense: Samuel, Maurício, Willyan, Lucas Tagliapietra (Welinton Jr., 20), Koki Anzai, Dener, Lucas Fernandes, Fali Candé (Henrique, 77), Aylton Boa Morte (Anderson Oliveira, 62), Fabrício e Beto (Ricardo Vaz Tê, 62).

(Suplentes: Gonda, Anderson Oliveira, Ricardo Vaz Tê, Júlio César, Fahd Moufi, Henrique, Pedro Sá, Welinton Jr. e Fernando).

Treinador: Paulo Sérgio.

– Sporting: Antonio Adán, Neto, Coates, Feddal (Gonçalo Inácio, 62), Porro, Matheus Nunes, Pedro Gonçalves, Nuno Mendes (Antunes, 71), Tiago Tomás (Bruno Tabata, 71), Nuno Santos (Daniel Bragança, 56) e Vietto (Gonzalo Plata, 71).

(Suplentes: Luís Maximiano, Bruno Tabata, Gonzalo Plata, Gonçalo Inácio, Antunes, Daniel Bragança, Eduardo Quaresma, Rodrigo Fernandes e Joelson).

Treinador: Rúben Amorim.

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas Fernandes (40), Coates (46) e Pedro Sá (após o fim do jogo).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.