Sta Bárbara de Nexe capital do folclore infantil e juvenil

ouvir notícia

No próximo sábado realiza-se a 11.ª edição do Festival Nacional de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Associação Cultural e Recreativa de Santa Bárbara de Nexe.

O evento, que terá lugar naquela localidade do concelho de Faro, começa às 20h30 e terá como palco o Largo do Rossio.

Além do rancho organizador, o festival conta com a participação das seguintes agrupações: Rancho Folclórico os Bairradinhos de Ourentã (Cantanhede), Rancho Folclórico de Juncal do Campo (Castelo Branco),
Rancho Folclórico de S. Vicente do Paul (Santarém) e Rancho Folclórico de Rio de Moinhos (Entre os Rios).

- Publicidade -

Rancho Infantil e Juvenil de Sta Bárbara de Nexe nasceu há 11 anos
O Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Associação Cultural e Recreativa Desportiva Nexense é oriundo de uma pequena aldeia localizada a 12 quilómetros de Faro e situada no ‘anfiteatro’ da encosta do serro Nexe, com uma magnífica paisagem sobre a Ria Formosa e a capital do Algarve.

Este rancho folclórico nasceu de um projecto iniciado pelas professoras do apoio dos pais que levaram por diante a ideia, já lá vão 11 anos, sob a adopção da septuagenária Associação Nexense.

Em 4 de abril de 1999 o rancho fez a sua primeira apresentação em público. Não é um rancho etnográfico, no entanto os seus os trajes vivos e coloridos eram os que se usavam nos bailes do dobrar do século XIX ao século XX.

As músicas são típicas da região: bailes de roda e corridinhos, sob a orientação musical do acordeão e dos ferrinhos, com a preparação do baile mandado para breve.

Nestes 11 anos, o grupo já percorreu o país em mais de 70 festivais nacionais de norte a sul e esteve no parlamento Europeu a defender o folclore algarvio. Actuou por três vezes na Andaluzia (Espanha) e participou no programa “Portugal Azul”, da RTP em Faro. Esteve em Bruxelas, no Parlamento Europeu. Participa desde a sua fundação no festival infantil da doca de Faro. Participa todos os anos no projecto de Carnaval e em 2010 iniciou-se no cantar as Janeiras. Recentemente participou nas comemorações do 10 Junho em Faro.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.