Submarino chegou hoje a Portugal e vai aumentar défice

ouvir notícia

O Tridente, o primeiro dos dois submarinos adquiridos pelo Estado português à companhia alemã Ferrostal, passou esta manhã, cerca das 10:00, junto à Ponte 25 de Abril, com destino à Base naval do Alfeite.

O submarino entrou no rio Tejo acompanhado por dois rebocadores e por dezenas de outras embarcações, além de um helicóptero Lynx da Marinha Portuguesa que sobrevoa a embarcação desde a entrada do rio Tejo.

- Publicidade -

O Tridente dirige-se à Base Naval do Alfeite, onde decorrerá uma cerimónia de recepção oficial do submarino.

Segundo o canal televisivo TVI, esta aquisição obrigará o Governo a um novo aumento de impostos ou a mais um corte extraordinário na despesa pública. Informação esta confirmada pelo ministério da Defesa.

Devido às regras da União Europeia, o défice do próximo ano sofrerá um aumento superior a quinhentos milhões de euros. O mesmo voltará a acontecer em 2012, quando chegar o segundo submersível.

Os submarinos, a preços actuais, custam 1 026 mil milhões de euros. E, cada um, será contabilizado quando for plenamente disponibilizado às autoridades militares portuguesas. O «Tridente» que agora chega a Portugal, vai entrar na conta do défice de 2011. E o «Arpão», o segundo submarino que também já foi baptizado na Alemanha, causará o mesmo estrago em 2012.

Recorde-se que a decisão de lançar um concurso público para adquirir submarinos remonta ao governo de António Guterres, mas foi Paulo Portas a assinar o contrato em 2004.

O preço inicial aumentou, não só devido às atualizações previstas no contrato, mas também aos juros a pagar ao Crédit Suisse e ao Banco Espírito Santo, com quem o Estado celebrou um contrato de financiamento da construção.

O Crédit Suisse e ao Banco Espírito Santo que adiantaram o dinheiro, têm direito a recebê-lo por inteiro com a recepção definitiva dos submarinos. Atrasos no pagamento incorrem em juros de mora.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.