Suécia com dinheiro grátis

ouvir notícia

.

O Riksbank, o banco central da Suécia, decidiu esta terça-feira reduzir a taxa diretora para 0% a partir de quarta-feira. É a primeira vez na história da política monetária sueca. O corte de 25 pontos foi superior ao esperado pelos analistas que apontavam para uma descida para 0,1%.

O Riksbank havia descida a taxa diretora de 1% para 0,75% em dezembro de 2013 e posteriormente para 0,25% em julho de 2014. A taxa diretora está agora a um nível mais baixo do que a taxa diretora do Banco Central Europeu (BCE) que a fixou em 0,05% em abril e do que a definida pelo Banco de Japão que está em 0,1%. A Reserva Federal norte-americana definiu a variação da taxa diretora entre 0% e 0,25%.

O banco central sueco argumentou que a medida foi necessária em virtude de uma inflação negativa que se registou em sete meses do ano em curso até outubro. Em setembro a inflação negativa foi de -0,381%. O comunicado do banco adianta ainda que não tenciona aumentar a taxa diretora pelo menos até meados de 2016.

- Publicidade -

O Riksbank decidiu, também, cortar ainda mais para terreno negativo a taxa de remuneração dos depósitos dos bancos colocados nos cofres centrais, que passou de -0,5% para – 0,75%, desincentivando o parqueamento de depósitos, numa estratégia similar à do BCE, mas mais punitiva. A taxa de remuneração nos cofres do BCE está em -0,2%.

O banco sueco optou por não enveredar por nenhuma modalidade de quantitative easing e por continuar a agir no quadro convencional da política monetária. “Pensamos que [a decisão tomada] será suficiente”, disse esta terça-feira em conferência de imprensa o governador do banco central Stefan Ingves. No entanto, se as circunstâncias se alterarem, afiançou que continuam a dispor da “caixa de ferramentas para fazer outras coisas”, garantiu Ingves.

O Prémio Nobel Paul Krugman tinha acusado várias vezes este ano o banco central sueco de sofrer de um “sadomonetarismo” que arriscava empurrar o país nórdico para uma espiral deflacionista à japonesa.

Desvalorização da coroa

O corte da taxa diretora provocou um impacto na coroa sueca que se desvalorizou esta terça-feira em 1,15% face ao euro e 0,7% face ao dólar norte-americano.

Desde o início do ano, a coroa sueca já desvalorizou 7,05% face ao euro e 15,52% face ao dólar norte-americano. Em relação ao euro, é a quarta maior descida em divisas este ano depois das desvalorizações do peso argentino, do rublo russo (que hoje fechou num mínimo histórico face ao euro em 54,15 rublos por euro) e da coroa checa.

O Sveriges Riksbank, ou Riksbanken, é o banco central mais antigo do mundo, fundado em 1668.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.