Suíça investiga lavagem de dinheiro no HSBC

ouvir notícia

.

O Ministério Público suíço anunciou a abertura de um inquérito ao HSBC por suspeita de lavagem de dinheiro. Esta quarta-feira foram realizadas buscas nas instalações do banco, em Genebra.

A investigação surge na sequência de notícias, segundo as quais, o banco fechava os olhos às operações bancárias de negociantes de armas e de diamantes de sangue, favorecendo ainda a fuga aos impostos de grandes fortunas.

Em comunicado, a procuradoria de Genebra informa que está a ser investigada a subsidiária suíça do HSBC com base nas “revelações recentemente publicadas”.

- Publicidade -

O Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) divulgou na passada semana documentos confidenciais sobre o ramo suíço do banco britânico HSBC (The Hongkong and Shanghai Banking Corporation), que revelam alegados esquemas de evasão fiscal.

A investigação, batizada “Swissleaks”, revela documentos fornecidos pelo informático Hervé Falciani, ex-trabalhador do HSBC em Genebra, ao jornal francês “Le Monde” e partilhado com o ICIJ e com jornalistas de mais de 40 países.

RE

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.