Supermercados franceses proibidos de deitar comida fora

ouvir notícia

Os supermercados passam a ser obrigados a doar a comida que sobrar a instituições de caridade

A partir do próximo ano, todos os supermercados franceses passarão a doar os alimentos que passarem do prazo, sem serem vendidos a instituições de caridade. A medida foi aprovada por unanimidade no Parlamento francês e faz parte de um conjunto mais amplo de medidas contra o desperdício alimentar.

Para além de serem forçadas a doar a comida que sobrar, estas superfícies passam também a estar proibidas de destruir produtos alimentares, medida que habitualmente é tomada para evitar que os alimentos cheguem a ser distribuídos.

Para mais, com a nova lei os cidadãos podem fundar associações que tenham a aprovação do Ministério da Agricultura francês com o objetivo de recolher e distribuir comida: “Isto significa que cidadãos normais podem mostrar solidariedade e ajudar a distribuir esta comida por aqueles que mais necessitam”, explica Arash Derambarsh, o conselheiro municipal de Courbevoie, na comuna francesa de Ilha de França, que já foi batizado pelo jornal “Le Monde” como “o hiperativista do desperdício alimentar”.

- Publicidade -

Para Arash Derambarsh, esta foi uma “vitória histórica”. Citado pelo britânico “The Guardian”, Derambarsh sublinha que “é muito raro que uma lei passe tão rapidamente e por unanimidade”. No entanto, o conselheiro sublinha que ainda há muito trabalho a fazer, defendendo que esta lei deve ser aprovada nos restantes Estados-membros da Comissão Europeia.

Além de ter promovido uma petição sobre o tema – só em França, houve 211 mil signatários.

Em França, cerca de 7,1 toneladas de comida são deitadas ao lixo todos os anos. Quando o território analisado é o da União Europeia no seu conjunto, o cenário não é animador: os Estados-membros deitam fora cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos por ano.

A novidade, que foi descrita no Parlamento francês como sendo uma “medida crucial para o planeta”, entra em vigor a 13 de janeiro, depois de passar pelo Senado.

(Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.