Tânia Paias vai falar de “bullying” em Loulé

ouvir notícia

Tânia Paias

As estatísticas revelam que cerca de 40 por cento dos jovens portugueses já se envolveu em alguma dinâmica de “bullying”, tanto no papel de vítima como de agressor.

“Bullying” é, precisamente, o tema da sexta “Conferência Pedagógica da Escola Internacional do Algarve 2013-14”, intitulada “Tenho Medo de Ir à Escola”, que vai ser orientada por Tânia Paias, na Biblioteca Municipal de Loulé, esta quarta-feira, a partir das 21h00. A entrada é livre.

“O fenómeno não pode ser ignorado e a sua prevenção deve envolver toda a comunidade”, afirma a organização.

- Publicidade -

Tânia Paias é formada em psicologia clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) e mestre em Saúde Escolar pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Está actualmente a desenvolver um doutoramento em Ciências Forenses, investigando as atitudes face à violência no contexto educativo. É uma investigadora dedicada ao “bullying”: fundou e dirige o “Portal Bullying” e é presença habitual na televisão, para falar sobre o tema.

“Tenho Medo de Ir à Escola” é também o título do mais recente livro de Tânia Paias, no qual a autora aborda os sinais para os quais pais e educadores devem estar atentos e, recorrendo a casos reais, apresenta respostas concretas às dúvidas que assaltam pais, educadores e os próprios jovens. Como educar os nossos filhos para que se tornem crianças seguras e tolerantes? A resposta é um primeiro passo para prevenir que o jovem se torne vítima, ou agressor.

A conferência irá também abordar a questão do “cyberbullying”, uma forma diferente de violência, aberta pelas novas tecnologias de informação e pela internet, que deixa de estar restrita ao recinto escolar.

As conferências pedagógicas da Escola Internacional do Algarve oferecem conhecimentos úteis a pais e educadores sobre o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. A seguinte conferência irá decorrer em Faro, na Universidade do Algarve, em maio, dedicada ao tema “Qualidade na Educação”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.