Tavira cria percurso para observar e registar biodiversidade em Cachopo

ouvir notícia

O município de Tavira criou um percurso para a observação e registo da biodiversidade em Cachopo, na serra algarvia, convidando os amantes da natureza a percorrer o percurso e contribuir para monitorização da sua fauna e flora. 

“O percurso está demarcado e pede-se às pessoas que, para além de fazerem o percurso, tenham uma participação ativa, registando fotografias das espécies que observam e as partilhem na página”, revelou à agência Lusa a chefe de divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Tavira. 

A Estação de Biodiversidade de Cachopo (E-Bio) consiste num percurso pedestre de “um quilómetro, coincidente com a parte da secção 5 da Via Algarviana”, numa zona caracterizada pela presença de “grandes sobreiros e densos matos mediterrânicos”, adiantou Telma Conceição. 

- Publicidade -

Aquela responsável sublinhou que ao longo do trajeto foram colocados “oito painéis dispersos” (em português e inglês), onde se pode consultar “informação científica sobre a diversidade biológica”. 

Estes placares funcionam como uma espécie de “guia de campo identificativo da flora e da fauna”, onde se encontram imagens e comentários sobre plantas e animais comuns, especialmente insetos, que “servem de base para a conservação dos ecossistemas terrestres”, esclareceu. 

O percurso tem início perto da povoação, junto à estrada nacional 124 – a sudoeste da aldeia de Cachopo, em direção a São Brás de Alportel -, e leva os caminhantes por num local de elevada riqueza biológica e paisagística”, sublinhou. 

Telma Conceição revelou que esta primeira estação estabelecida em Tavira mantém o objetivo de outras já existentes no país de “aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade, contribuir para a valorização do património natural e, especialmente, promover a participação dos cidadãos na inventariação da nossa fauna e flora”. 

O pedido é para que, na sua visita, os visitantes tirem apenas as fotos e as partilhem na plataforma, num contributo não só para a monitorização, mas também para a manutenção da biodiversidade, acrescentou. 

O projeto surge como uma proposta da associação Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e é implementado numa parceria entre o município e a Junta de Freguesia de Cachopo. 

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.