Tavira destaca a figura de Teresa Rita Lopes

ouvir notícia

Teresa Rita Lopes

O Núcleo de Tavira da Associação José Afonso comemora pelo quarto ano consecutivo o Dia Internacional da Mulher. Este ano, o Núcleo de Tavira destaca a figura de Teresa Rita Lopes, organizando uma sessão de homenagem na biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira, no próximo sábado, dia 10 de março, às 21h30.

Poetisa, dramaturga, investigadora literária e ensaísta, Teresa Rita Lopes é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorou-se em Paris, em 1975, com uma tese sobre Fernando Pessoa.

Lecionou literatura portuguesa na Sorbonne, entre 1969 e 1982, regressando a Portugal depois do 25 de Abril de 1974, tendo participado na fundação da Universidade Nova de Lisboa, onde foi professora.

- Publicidade -

Colaborou ainda regularmente em diversos jornais e revistas, como o Jornal de Letras, Colóquio/Letras, Vértice, Magazine Littéraire, entre muitos outros, e obteve vários prémios com os seus livros de poesia e os seus ensaios.

Teresa Rita Lopes iniciou a sua própria produção literária com a peça Três Fósforos (1961), a que se seguiram várias outras. Algumas delas, levadas à cena em Portugal e no estrangeiro, permanecem ainda inéditas.

Especialista em Fernando Pessoa, tem publicado diversos trabalhos e inéditos do poeta, colaborando na organização de edições críticas da sua obra e promovendo exposições internacionais sobre o mesmo. Em Portugal publicou cinco trabalhos sobre o poeta desde 1991, sendo hoje uma das principais referências dos “estudos pessoanos”.

Para além desta homenagem, esta quinta-feira, dia 8 de março, será exibido o documentário “Rosas de Ermera”, de Luís Filipe Rocha, no Cineteatro António Pinheiro, numa parceria com o Cineclube de Tavira.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.