Tavira está há 25 anos à espera do novo porto de pesca

ouvir notícia

.

Os primeiros contactos para a construção do novo porto de pesca de Tavira foram desenvolvidos há 25 anos. Duas décadas e meia depois, a comunidade piscatória de Tavira continua à espera de uma decisão do Governo.

Ao longo deste quarto de século, o Município de Tavira adquiriu os terrenos, promoveu o estudo de avaliação de impacte ambiental e realizou um concurso público internacional, que culminou na selecção de uma das propostas concorrentes em agosto de 2011.

“Nunca avançámos tanto neste processo, aguardando-se apenas a homologação do Ministro das Finanças da respectiva adjudicação. Basta mais um passo!”, recorda o PS de Tavira em comunicado enviado às redações, frisando que a cidade continua à espera de uma decisão do Governo “que contribua para a conclusão do procedimento concursal oportunamente desenvolvido pelo Governo do Partido Socialista”.

- Publicidade -

Os socialistas lamentam o adiamento consecutivo desta “importantíssima decisão” para a valorização da atividade profissional dos armadores e para a segurança e melhoria das condições de trabalho dos pescadores tavirenses.

Para o PS, a decisão “traduzir-se-ia igualmente num contributo relevante para a beneficiação e ordenamento das frentes ribeirinhas de Tavira, permitindo a rentabilização turística das áreas ocupadas atualmente em pleno centro da cidade”.

Neste sentido, os socialistas de Tavira apelam ao Governo para que conclua um processo “que foi sucessivamente acarinhado pelos diversos executivos municipais e Governos da República, valorizando o papel de Tavira no contexto da economia do mar, que é apontada com um fator de desenvolvimento estratégico do País”.

De acordo com os socialistas, esta obra permitiria, ainda, a criação de “mais e melhores postos de trabalho, numa ocasião em que todos os esforços são poucos para combater o flagelo do desemprego, particularmente sentido numa comunidade crescentemente dependente do setor turístico”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.