Tavira: Instituição solidária obrigada a pagar 30 mil euros por carrinhas oferecidas

ouvir notícia

.

A Fundação Irene Rolo, sediada em Tavira, tem que pagar 30 mil euros em impostos por duas carrinhas adaptadas oferecidas à instituição, uma delas em segunda mão.

A instituição, que se dedica a apoiar pessoas com deficiência e incapacidades, já alertou o Governo para estas situações, que considera “injustas”, mas continua sem resposta.

O referido valor inclui a denominada fiscalidade verde, o IVA e as taxas alfandegárias, já que, por exemplo, a última viatura será doada por um clube rotário francês. Uma das viaturas foi doada no ano passado e a outra será entregue na próxima semana.

- Publicidade -

“A Fundação vê-se obrigada a pagar uma verba considerável em impostos. Esta situação penaliza gravemente as instituições solidárias que não dispõem de alternativas para o transporte de pessoas que se deslocam em cadeira de rodas”, lamenta Pedro Fernandes, um dos diretores técnicos da Fundação Irene Rolo.

O Rotary Club Villeneuve Loubet Baie des Anges (da região de Nice, sul de França) irá entregar à Fundação Irene Rolo, de Tavira, uma carrinha adaptada, no próximo dia 03 de junho, numa cerimónia a realizar na sede daquela instituição, a partir das 15h30.

A entrega da referida viatura, de nove lugares e com uma plataforma de elevação de cadeiras de rodas, será feita na presença dos utentes e colaboradores da instituição, assim como dos dirigentes do Rotary Club de Tavira, que contribuiu com parte dos encargos alfandegários, mais de 8 mil euros, que têm de ser pagos ao Estado no prazo de 20 dias.

“O Rotary enquanto organização que privilegia o desenvolvimento das comunidades cumpre com esta iniciativa a sua missão ao garantir aos utentes da Fundação Irene Rolo, pessoas com deficiência, um aumento da qualidade dos serviços prestados”, sublinha Pedro Fernandes.

A doação deste última carrinha adaptada, em segunda mão, servirá os utentes que diariamente se deslocam até à Fundação Irene Rolo oriundos de todo o sotavento algarvio e dará, igualmente, resposta às necessidades de transporte em deslocações enquadradas em atividades lúdicas e pedagógicas.

“Juntos pela inclusão” é o lema da Fundação Irene Rolo. Esta iniciativa dá corpo a esse lema fundado nos valores da solidariedade e da cooperação procedentes, neste caso, de terras francesas.

Domingos Viegas

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.