Tavira mostra a importância do azeite na dieta mediterrânica

ouvir notícia

.

No âmbito do programa de salvaguarda da “Dieta Mediterrânica Todo o Ano” realiza-se, no dia 25 de novembro, pelas 10h30, na Cooperativa Agrícola de Santa Catarina da Fonte do Bispo, no concelho de Tavira, a demonstração “Cozinhas Mediterrânicas com Azeite”, sob a orientação do chefe Jorge Rodrigues.

O objetivo desta ação é “mostrar as diversas possibilidades culinárias do azeite, da azeitona e de outros produtos da época”, bem como “dar a conhecer como estes ingredientes são preparados noutras áreas de cultura mediterrânica”, como “cozinhar em família” e “quais os pratos especiais para miúdos e graúdos”.

Esta iniciativa surge no seguimento de um conjunto de atividades promovidas pelo museu municipal de Tavira, durante o mês de novembro, as quais destinam-se ao público escolar e geral. As ações integram, ainda, a Semana Nacional da Cultura Científica e visam divulgar a cultura olivícola no concelho.

- Publicidade -

Neste sentido, estão previstas, igualmente, visitas dos alunos do 1º ciclo do ensino básico ao lagar da Cooperativa de Olivicultures de Tavira (Olicer), onde lhes será dada a oportunidade de acompanhar o trabalho de extração do sumo da azeitona: o azeite.

“Dieta Mediterrânica Todo o Ano” é um programa de atividades de salvaguarda da dieta mediterrânica que tem como objetivo divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica. Pretende-se, na perspetiva da sustentabilidade (social, ambiental e económica), dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.