Tavira passa a coordenar o movimento Cittaslow em Portugal

ouvir notícia

.

O Município de Tavira assumiu a coordenação nacional do movimento internacional Cittaslow, que tem como fundamento base a preservação da tradição, tranquilidade e qualidade gastronómica nas pequenas cidades, após a reunião do comité presidencial da associação que teve lugar em Lisboa.

O Cittaslow surgiu, em Itália, em 1999, através de Paolo Saturnini. Esta filosofia de vida inclui alimentação saudável, comer com tempo, de preferência num restaurante tradicional, conversar e conviver com os amigos, praticar exercício físico, andar a pé, admirar e proteger o ambiente, respeitar a cultura e os costumes, ou seja, ter uma vida calma com base em princípios de qualidade, num mundo cada vez mais veloz e exigente.

O movimento (cujo ícone é um caracol) visa manter as características que fazem das cidades lugares atrativos a quem busca a calma, bem como o acolhimento e a comida de elevada qualidade.

- Publicidade -

Este funciona, em cada país, através da criação de uma rede nacional atenta às características e especificidades de cada território. Em Portugal, integram a rede os Municípios de Tavira, Lagos, S. Brás, Silves, Viana do Castelo e Vizela.

Marcaram presença no encontro o presidente da associação, Stefano Pisani (Pollica, Itália); os vice-presidentes Arnoud Rodenburg (Midden-Delfland, Holanda), Artur Wrochna (Olsztynek, Polónia), Joan Loureiro Vall (Begur, Espanha); o secretario geral Pier Giorgio Oliveti (Orvieto, Itália); bem como o comité nacional, com Jorge Botelho (Tavira) e Marlene Guerreiro (São Brás de Alportel) e o comité espanhol, com Albert Costa Marcé (Espanha).

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.