CULTURA

Tavira: Passeio ao património pesqueiro

Praia do Barril (Tavira)

.

Integrado no programa “Dieta Mediterrânica Todo o Ano”, realiza-se, no dia 07 de julho, entre as 09h30 e as 11h00, na Praia do Barril, em Santa Luzia (Tavira), o passeio “O património pesqueiro da ‘Armação do Barril ou Três Irmãos’ ”, sob a orientação da arqueóloga Brígida Baptista, da Associação Lais de Guia.

A atividade tem como objetivo dar a conhecer o património pesqueiro daquela armação que operou, entre 1841 e 1966, na Praia do Barril.

Deste património marítimo subsistem, no local, as estruturas habitacionais, o arraial (aglomerado populacional que funcionava como uma pequena aldeia entre abril e setembro) e um conjunto de outros vestígios da armação de pesca do atum, como o “cemitério de âncoras” com cerca de 250 âncoras de grande porte depositadas no cordão dunar.

Para além do património material, o passeio aborda, igualmente, as vivências das pessoas que aqui viveram e trabalharam.

Brígida Baptista é licenciada em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; pós-graduada em Arqueologia Náutica e Subaquática, pelo Instituto Politécnico de Tomar e Universidade Autónoma de Lisboa, assim como mestre em Arqueologia, pela Universidade Nova de Lisboa. É, ainda, presidente da Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo com sede em Santa Luzia, Tavira. Como investigadora trabalha a temática da pesca do atum no Algarve, tendo como caso de estudo a armação de atum do Barril, na vertente de património material e imaterial.

“Dieta Mediterrânica Todo o Ano” é um programa de atividades de salvaguarda da dieta mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural. Pretende, na perspetiva da sustentabilidade social, ambiental e económica dar a conhecer as paisagens produtivas, os alimentos, os saberes-fazeres e as ameaças à sua continuidade, assim como explorar, experimentar e saborear.

O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações culinárias e nutricionais, mostras fílmicas, oficinas de arte e artesanato, entre outras. As iniciativas são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e instituições, numa parceria que envolve o saber empírico e o científico.

Advertisements
%d bloggers like this: