Tavira prepara-se para a Semana Santa

ouvir notícia

.

As celebrações quaresmais em Tavira integram diversos momentos, dos quais se destacam as procissões dos Passos, do Triunfo em Domingo de Ramos, do Enterro do Senhor e da Ressurreição (nos dias 13, 20, 25 e 27, respetivamente), a Via Sacra (dia 21), assim como o concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul (dia 27).

A procissão dos Passos, organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, realiza-se este domingo, dia 13, pelas 16h00, com saída da Igreja de S. Francisco. Este ato religioso surgiu, em Portugal, no século XVI, e simboliza o caminho de Jesus com a cruz às costas, desde o pretório até ao calvário.

No dia 20, Domingo de Ramos, pelas 16h00, tem lugar a procissão do Triunfo, com partida da Igreja do Carmo. Esta procissão, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.

- Publicidade -

Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira.

A Via Sacra, promovida pela Comunidade Cristã de Tavira, decorre, no dia 21, a partir das 21h00, com saída da Igreja de Santa Maria do Castelo e chegada à Ermida de Santa Ana, num percurso composto por catorze estações.

Trata-se de uma manifestação da Fé Cristã que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na Terra.

A procissão do Enterro do Senhor tem lugar, no dia 25, Sexta-feira Santa, pelas 21h00, a partir da Igreja da Misericórdia. Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

No dia 27 realiza-se, pelas 10h00, a procissão da Ressurreição com saída da Igreja de Santa Maria do Castelo.

Ainda no âmbito das celebrações pascoais decorre, também no dia 27, pelas 18h00, na Igreja do Carmo, o concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul, numa organização da Câmara Municipal de Tavira e Associação Musical do Algarve.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.