Tavira recebe feira de dieta mediterrânica até domingo

ouvir notícia

.

A primeira Feira da Dieta Mediterrânica realiza-se em Tavira, a partir desta sexta-feira e até domingo, com o objetivo de celebrar e divulgar a dieta mediterrânica, contribuindo para o reconhecimento, salvaguarda e partilha deste património civilizacional milenar, comum aos povos de cultura mediterrânica.

O certame insere-se no trabalho de divulgação da candidatura transnacional da dieta mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade, apresentada à UNESCO, em março de 2012 e, neste momento, em fase de decisão. Tavira foi escolhida como comunidade representativa de Portugal nesta candidatura, que envolve também a Espanha, Itália, Grécia, Chipre, Croácia e Marrocos.

O certame é organizado pela Câmara Municipal de Tavira, conjuntamente com a CCDR Algarve, Turismo do Algarve, Direcção Regional da Agricultura e Pescas do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, bem como as associações In Loco e Terras do Baixo Guadiana.

- Publicidade -

Participam dezenas de organizações públicas e privadas que irão garantir um programa diversificado: provas de produtos, aulas e experiências gastronómicas, atividade física, aconselhamento de saúde nutricional, visitas ao património e às exposições, oficinas de hortas sustentáveis em pequenos espaços e de recolha e seleção de sementes, mercado de produtores, lançamento de edições, jardim mediterrânico, batismos equestres, entre outras atividades.

Estão agendados concertos de Celina Piedade, Custódio Castelo e Marenostrum, ainda as presenças da Banda Musical de Tavira, dos Cantadores do Sul, ranchos folclóricos da Luz de Tavira, de Santo Estevão, Santa Catarina da Fonte do Bispo e de Tavira, do grupo Searas de Outono, dos Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Modas e Adufes de Proença-a-Velha, entre outros.

A exposição “Dieta Mediterrânica, património cultural milenar”, visitada desde a inauguração por 12 mil pessoas, estará patente no Museu Municipal de Tavira/Palácio da Galeria, que assegura também visitas ao Núcleo Islâmico, onde se encontra exposto o famoso “Vaso de Tavira”.

A dieta mediterrânica tem origem no termo grego “díaita”, que significa estilo de vida.

Ao longo dos últimos três mil anos, em torno da bacia do Mediterrâneo, sociedades humanas desenvolveram um estilo de vida, transmitido de geração em geração, o qual integra conhecimentos diversos, sistemas e técnicas de produção agrícola, de navegação e pescas, rituais simbólicos, festividades cíclicas, sociabilidades e convivialidades e um modelo alimentar equilibrado e saudável reconhecido de excelência pela Organização Mundial de Saúde.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.