Tavira retoma plano de promoção da atividade física no concelho

ouvir notícia

O Plano decorrerá até julho deste ano, embora com a ausência de alguns projetos, devido às condicionantes ainda existentes. De acordo com a autarquia, a iniciativa visa dar resposta às orientações firmadas na Estratégia Nacional para a Promoção da Atividade Física, Saúde e Bem-Estar.

Neste contexto, e de forma a coordenar todos os projetos, aconselhamento e encaminhamento da população, já disponível o Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, a funcionar no Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho.

Os projetos, gratuitos e diversificados, abrangem públicos com faixas etárias distintas, designadamente:

- Publicidade -

CRESCER EM MOVIMENTO: Destinado a crianças e jovens, desde o pré-escolar até aos 18 anos. O programa integra também o projeto “Infantários em Movimento”, nas instalações dos estabelecimentos escolares e destina-se a crianças entre os 03 e 05 anos;

PÕE-TE A MEXER: Destinado a adultos dos 18 aos 55 anos. Inclui os projetos “Gimnasticando” (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e aeróbica, nas freguesias, para adultos até aos 54 anos) e “XutosN’Bola” (grupos informais de futsal e utilizadores das instalações desportivas municipais);

VIVA +: Para adultos com mais de 55 anos. Inclui o programa “ActiveSenior” (aulas bissemanais de ginástica de manutenção e hidroginástica).

ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: Pensado para as pessoas com necessidades. O programa agrega o projeto “Atividade Física Adaptada”, desenvolvido em colaboração com a Fundação Irene Rolo, Estão incluídas atividades aquáticas e expressão físicomotora). Já o programa “Desportiv@mente” está direcionado para os utentes de entidades como o GATO, CAIC e Porta Amiga.

Os projetos “TODOS A CAMINHAR” e “TAVIRA CONVID’A PEDALAR” são transversais a todos os programas.

Ao dinamizar este Plano é objetivo da edilidade, juntamente com as diferentes entidades parceiras, baixar os níveis de inatividade física, em todo o ciclo de vida e proporcionar uma oferta desportiva diversificada e gratuita no concelho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.