Taxa de cobertura de médico de família duplica em Lagos

ouvir notícia

O aumento do número de médicos de medicina geral e familiar, aliado à abertura de duas novas Unidades de Saúde Familiar (USF) no concelho de Lagos (uma em 2016 e outra em 2018), contribuiu para melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários e alargar significativamente a taxa de cobertura de população com médico de família atribuído neste concelho, entre 2015 e 2019, passando de 45% em 2015 para 89% atualmente, informa a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Lagos, que chegou a ser um dos concelhos a nível nacional com maior dificuldade em captar e fixar médicos e com uma das mais baixas taxas de cobertura, onde metade dos utentes não tinha médico de família atribuído, conseguiu inverter esta tendência nos últimos quatro anos.

“Em 2015, seis médicos estavam afetos ao centro de saúde de Lagos e respetivas extensões de saúde. Atualmente, o concelho de Lagos conta com um total de 18 médicos de medicina geral e familiar que prestam cuidados aos 34.323 utentes inscritos, distribuídos pela Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Lagos, pela USF Descobrimentos e pela USF Amendoeira, polos de Luz de Lagos, de Barão de São João, de Bensafrim e de Odiáxere”, adianta a ARS.

- Publicidade -

Neste momento, segundo dados daquela entidade, “cerca de 89% dos utentes já têm médico de família atribuído”, sendo que, com a entrada em funções no próximo mês de setembro de mais um médico, colocado no recente concurso nacional, “o concelho de Lagos vai ficar com 95% da população totalmente coberta”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.