Táxi Seguro ajuda turistas e afasta ladrões

ouvir notícia

Depois de Lisboa e Porto, o sistema inovador foi instalado em quase 100 veículos do concelho de Albufeira. Para além de um mecanismo de emergência, o Táxi Seguro permite identificar em poucos segundos 120 mil pontos de interesse do município.

A frota de táxis de Albufeira está desde a semana passada equipada com o sistema Táxi Mais Seguro.

Das 96 viaturas em circulação pelo concelho, 95 dispõem agora de um terminal com várias funcionalidades, que se encontra ligado à central de táxis”, informa a autarquia.

- Publicidade -

O mecanismo de emergência, que pode ser acionado a qualquer momento pelo condutor, é uma das principais vantagens deste sistema.

“Assim que o botão é pressionado, a operadora que se encontra na central recebe o alerta e envia uma mensagem para toda a frota, onde é mostrada a localização do automóvel em apuros. Isto permite que os veículos mais próximos possam prestar socorro”, explica Luís Filipe dos Santos, presidente da direção da Albucoop – Cooperativa Rádio Táxis de Albufeira.

Com cerca de 1.100 moradias, 300 condomínios e 120 mil pontos de interesse (unidades hoteleiras, restaurantes, etc.), este sistema tem como grande objetivo “agilizar o serviço de táxis”.

“Introduzimos cerca de cinco mil coordenadas e o terminal possui GPS, pelo o que agora é bastante mais rápido encontrar um destino. Para além disso, evita deslocações desnecessárias, diminuindo a emissão de CO2”, salienta o presidente da Albucoop.

Com um investimento a rondar os 200 mil euros, o sistema Táxi Mais Seguro é pioneiro a nível do Algarve. “Apenas Lisboa e Porto possuem um equipamento semelhante”, garante o responsável.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.