Teatro culinário e novo circo para ver em Aljezur e Monchique

ouvir notícia

“Espreitar & Comer” estreia no dia 24 de novembro, em Aljezur

“Lavrar o Mar – As artes no alto da serra e na costa vicentina” é um projeto inserido no programa “365 Algarve” que vai levar espetáculos de teatro culinário e novo circo a Aljezur e Monchique.

O projeto arranca este mês e vai prolongar-se até maio de 2017, com “uma programação artística regular, diversificada e de qualidade que contraria a sazonalidade, nas serras, nas praias e nas vilas dos municípios de Aljezur e Monchique”, adianta a organização.

A programação assenta na criação e apresentação de espetáculos únicos de dança, música, teatro, performance, imagem e exposições (novembro e dezembro de 2016) – em relação com festas de tradição local –, residências artísticas (janeiro a março de 2017) e encontros artísticos (março e abril de 2017), que culminam num Festival Internacional de Artes Performativas (maio de 2017).

- Publicidade -

“’Lavrar o Mar’ cria uma nova marca para o território, de referência artística, cultural e turística, através da fusão das práticas artísticas contemporâneas com o conhecimento ancestral local”, frisam os promotores, salientando que o objetivo destes espetáculos também passa por “gerar encontros transformadores e uma contínua partilha humana entre artistas e populações locais, população estrangeira fixa e flutuante”.

“Espreitar e Comer” abre projeto em Aljezur

“Espreitar & Comer”, da companhia belga Laika, é o espetáculo de abertura do projeto. É uma proposta de teatro culinário onde cozinheiros, pequenos atos teatrais cheios de humor e efeitos visuais surpreendentes partilham espaço numa cozinha giratória, em torno da qual o público se dispõe em intimistas salas de espreitar e comer. Uma revisitação à tradição da batata-doce, do medronho, do mel, do amendoim, dos enchidos e do peixe, que se transformam em matéria teatral para um “teatro de sentidos”.

O espetáculo “Espreitar & Comer” apresenta-se nos dias 24, 25, 26 e 27 de novembro, pelas 20h00, no polidesportivo de Aljezur, no âmbito do Festival da Batata-Doce de Aljezur; e nos dias 1, 2, 3 e 4 de dezembro, também pelas 20h00, na EB2,3 de Monchique. Os bilhetes custam oito euros para o público em geral e cinco euros para jovens entre os 12 e os 20 anos.

Já “Agora ou Nunca” é um espetáculo de novo circo magnético e inventivo, com números de trapézio, trampolim e – a grande marca da companhia – equilibrismo em bicicleta acrobática –, acompanhados por uma fanfarra de sopros. Este espetáculo apresenta-se nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, pelas 21h00, no heliporto de Monchique. Os bilhetes custam cinco euros (2,5 euros para crianças até aos 12 anos).

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.