Teatro: Lídia Jorge sobe à cena com “Instruções para Voar”

ouvir notícia

Os últimos acertos antes da estreia, marcada para esta sexta-feira

Um texto inédito de Lídia Jorge, criado para a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve no âmbito do programa Pegada Cultural, tem estreia marcada para a próxima sexta-feira, dia 13, pelas 21h30, e permanecerá em cena até ao dia 29 de novembro no Teatro Lethes, em Faro.

“Instruções para Voar” conta a história de dois migrantes, um homem e uma mulher, de origens geográficas diversas, que se encontram num mesmo tempo e num mesmo espaço, em condições similares e contraditórias; para ambos, o centro das suas problemáticas é a figura da mãe ausente.

Trata-se uma das raras incursões de Lídia Jorge no universo da criação dramática. De sua autoria, neste género apenas se conhece o texto “A Maçon”, que foi levado à cena no TNDMII, em 1997, com encenação de Carlos Avilez.

- Publicidade -

“Instruções para Voar” constitui, assim, razão de acrescido interesse por este ser um género de escrita pouco visitado pela autora portuguesa actualmente mais celebrada e premiada em Portugal e no estrangeiro.

O espectáculo conta com as interpretações de Luís Vicente e de Elisabete Martins e ainda com um coro constituído por alunos do Curso de Artes/Interpretação da Escola Tomás Cabreira, de Faro.

A encenação é da norueguesa Juni Dahr. A concepção plástica é do francês Jean-Guy Lecat (que foi o cenógrafo de Peter Brook durante 30 anos).

Depois do Teatro Lethes, a peça iniciará uma digressão por Portimão, São Brás de Alportel, Lagoa, Almada, Évora, Lagos, Montemor-o-Novo, Vila Real de Santo António, Loulé e Lisboa.

O Pegada Cultural é um programa da União Europeia, financiado pelos EEAGrants, gerido em Portugal pela DGArtes, que coube à ACTA, em concurso nacional, desenvolver no Algarve.

Este programa está direccionado para o aprofundamento da relação entre Artes e Educação – âmbito em que, no quadro dos 28 países da União Europeia, Portugal é deficitário, ocupando (de acordo com o Eurobarómetro de outubro de 2013), no que refere à fruição das artes cénicas, o 28.º e último lugar.

A peça estará em cena, em Faro, às quintas (15h00), sextas e sábados (21h30) e domingos (16h00). Os bilhetes têm um custo de 10 euros para o público em geral, 7,50 euros para menores de 30 e maiores de 65 anos, 2 euros para estudantes e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Lethes, no site BOL, na Fnac, nos CTT e na Worten.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.