Telecomunicações em Portugal sobem mais do que na UE

ouvir notícia

.

Há cinco anos que o preço das telecomunicações estão a subir mais em Portugal do que na União Europeia, de acordo com o último relatório de evolução de preços dos serviços de voz, internet e televisão publicado pela Anacom, conta o “Público” esta segunda-feira. Ainda assim, as operadoras contestam estes números.

Comparando os valores do mês de março deste ano e com os de 2015, verifica-se um aumento de 2,78%. Isto, segundo o “Público”, significa que as telecomunicações registaram o sexto maior agravamento de preços da economia portuguesa.

Tendo em conta a variação média anual do preço das telecomunicações, este aumento sobressai como “o quinto mais elevado entre os 43 produtos/serviços considerados” pelo Instituto Nacional de Estatística na análise de preços. “Desde março de 2011 que os preços das telecomunicações crescem mais em Portugal que na UE”, diz a Anacom, deixando ainda a ressalva de que a análise não inclui países como a Irlanda, o Reino Unido, a Suécia e a Dinamarca por falta de dados.

- Publicidade -

Segundo a Apritel, associação que representa as empresas de telecomunicações, estas comparações com a Europa deveriam ser “devidamente contextualizadas”. O organismo diz ao “Público” que, nos últimos anos, as empresas portuguesas registaram uma “queda sucessiva de receitas”, mesmo que o consumo de serviços tenha subido e a sua respetiva penetração no mercado. Por outro lado, também aumentaram em muito os serviços disponibilizados, sendo que estes não representaram um aumento de custo proporcional.

Fábio Monteiro (Rede Expresso)

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.