“Temas determinantes” para a região em debate nas Jornadas do Arade

ouvir notícia

.

As I Jornadas do Arade chegam já no próximo fim de semana, 12 e 13 de março. Neste sábado e domingo, o museu de Portimão será o cenário da discussão sobre o presente e o futuro da bacia do Arade. O programa promete “uma troca de ideias sobre temas determinantes para o destino dos municípios de Portimão, Lagoa, Silves e Monchique”.

Às 17h00 de sábado, é o próprio rio Arade quem dá o pontapé de saída nas I Jornadas do Arade, servindo de mote à conferência proferida por José Gameiro, diretor do museu de Portimão.

Logo a seguir, Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira e da Associação de Municípios do Algarve, e António Covas, professor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, irão avançar com respostas à questão: “Regionalização – uma oportunidade de desenvolvimento para o Algarve?”. Depois da conversa, será apresentada a edição de 2016 da Rota do Petisco, pelas 20h00.

- Publicidade -

Sábado à noite, a organização, a cargo da associação Teia D’Impulsos, convida os presidentes dos quatro municípios da bacia do Arade (Portimão, Monchique, Silves e Lagoa) a fazerem “um ponto de situação sobre o que já foi feito, os planos para o futuro e a cooperação mútua em prol da concertação de respostas aos desafios atuais”.

Reflexão sobre a saúde e o turismo

No domingo, os trabalhos começam às 9h00 com uma mesa-redonda dedicada a projetos inovadores e experiências bem sucedidas na divulgação e promoção do património cultural e histórico da bacia do Arade. Pelas 10h30, começa uma nova sessão de controvérsia: “Centro Hospitalar do Algarve: tempo para reflexão”. As perspetivas dos profissionais da saúde e dos utentes, bem como a análise económica da situação terão aqui voz através das posições de Martins dos Santos (Unidade Hospitalar de Faro do CHA), do deputado João Vasconcelos (Bloco de Esquerda) e do professor Luís Coelho (Faculdade de Economia da Universidade do Algarve).

Aberto à comunidade e à academia, o programa das I Jornadas do Arade também dará lugar à apresentação de comunicações livres. Os trabalhos serão apresentados em duas sessões, uma às 11h30 e outra às 17h00 de domingo.

Pelas 12h00, ficar-se-ão a conhecer diferentes soluções empreendedoras para a indústria do turismo do Algarve. Do turismo gastronómico ao turismo de natureza, passando pelo etnoturismo e pelo turismo de saúde – este será um painel que evidenciará como a região algarvia tem muito mais para oferecer além do tradicional “sol e praia”.

A tarde de domingo inclui ainda uma reflexão sobre a idade da reforma, o turismo de golfe e as potencialidades do rio Arade como “um eixo do desenvolvimento económico regional”.

NC

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.