Temperatura média do ar do Ártico atinge novo recorde

ouvir notícia

.

A temperatura média do ar do Ártico atingiu um novo recorde, ficando acima do nível médio. A temperatura de 1,3 graus Celsius foi o valor mais alto desde que se começou a fazer registos, no ano 1900, afirmam os observadores.

Os valores, que constam no Relatório Anual sobre o Ártico de 2015, foram divulgados esta terça-feira pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). De acordo com o cientista Rick Spinrad, a temperatura no Ártico está aumentar duas vezes mais do que em qualquer outra parte do mundo e é resultado das alterações climáticas.

O gelo no mar também atingiu a sua área máxima anual em fevereiro deste ano, duas semanas mais cedo do que o habitual, e foi a extensão mais baixa desde os primeiros registos em 1979.

- Publicidade -

Este fenómeno é considerado uma ameaça para os animais, nomeadamente as morsas que, vendo em causa o seu habitat, são obrigadas a migrar mais para norte.

Em junho deste ano, a cobertura da neve, tanto na América do Norte como nalgumas partes da bacia Eurásia do oceano Ártico, atingiu o segundo nível mais baixo desde 1967.

(Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.