Temperaturas altas elevam risco de incêndio em vários distritos

ouvir notícia

O distrito de Faro é um dos mais assinalados com o alerta.

O Instituto de Meteorologia (IM) colocou hoje em aviso de risco máximo de incêndio oito concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

Os concelhos afetados são os de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, Gavião, Nisa e Castelo de Vide, em Portalegre, e os concelhos de Mação, Sardoal e Abrantes, em Santarém.

Nestes três distritos há ainda vários concelhos em aviso de risco muito elevado de incêndio.

O mesmo grau de risco é atribuído pelos avisos do IM a vários concelhos nos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Beja e a quase todo o distrito de Faro.

- Publicidade -

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o “reduzido” e o “máximo”.

Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo, podendo apresentar-se temporariamente muito nublado no interior, durante a tarde, onde se podem verificar trovoadas.

Quanto a máximas, o IM prevê 21º para o Porto, 32º para Lisboa, 29º para Faro, 23º para Ponta Delgada e 25º para o Funchal.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou na quarta feira 52 incêndios, que foram combatidos por 877 bombeiros, apoiados por 221 veículos.

O cálculo do índice de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

HM

Lusa/JA

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.