Temperaturas vão ultrapassar os 40 graus em várias localidades algarvias

ouvir notícia

.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que as temperaturas do ar subam gradualmente a partir de hoje, quinta-feira, podendo ultrapassar os 40 graus nalgumas localidades algarvias a partir da próxima terça-feira.

Em Faro, as previsões apontam para que a temperatura máxima suba até aos 38 graus (valor previsto para a sexta-feira da próxima semana), mas em Alcoutim e Portimão poderá atingir os 42 graus no mesmo dia. De acordo com as previões, a temperatura máxima poderá chegar aos 41 graus em Olhão e Loulé, 40 em Monchique, 39 em Albufeira, 38 em Vila Real de Santo António e 34 em Sagres. Estes valores são a previsão do IPMA para sexta-feira, 10 de julho, e as temperaturas deverão descer a partir do dia seguinte (sábado, 11 de julho).

Ontem, quarta-feira, a agência estatal de meteorologia espanhola (AEMET) anunciou que a Península Ibérica seria atingida por uma onda de calor a partir de sexta-feira, acrescentando que se trata de uma situação “excecional, mais pela sua duração do que pelas temperaturas extremas”.

- Publicidade -

“O novo episódio de calor será sentido mais concretamente a partir de domingo, dia 5 de julho, e estender-se-á por boa parte da próxima semana. E as temperaturas atingidas superarão muito provavelmente os 40 graus Celsius”, lê-se no relatório da AEMET. O documento acrescenta que “as temperaturas noturnas também irão aumentar, mantendo-se geralmente entre os 20 e os 24 graus”.

O IPMA não considera que se trate de uma “onda de calor”, mas admite que as temperaturas apresentarão valores mais altos nos próximos dias em todo o país, especialmente nas zonas do interior.

Domingos Viegas

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.